Preenchimento cutâneo e toxina botulínica abrandam rugas e recuperam os contornos da face.

Com o passar dos anos começam a aparecer os conhecidos, e temidos por muitos, pés de galinha, as rugas labiais de expressão, os sulcos e as pregas na testa. E agora, o que fazer para evitar ou atenuar essas marcas faciais? O dermatologista, Guilherme Augusto Gadens, sugere realizar um tratamento combinado de rejuvenescimento facial com o preenchimento cutâneo e a toxina botulínica (tipo A), conhecida também como botox.

O preenchimento cutâneo, conforme Guilherme, é um procedimento dermatológico que corresponde à aplicação de ácido hialurônico diretamente na pele, visando repor o volume perdido com o tempo, atenuando rugas e recuperando os contornos faciais. “Existem várias substâncias para realizar o preenchimento facial, mas prefiro os procedimentos com o ácido hialurônico porque é uma substância normalmente produzida pelo próprio organismo, que com o tempo vai diminuindo gradualmente a quantidade”, explica o médico.

Diminuir as rugas profundas e melhorar a definição e contornos dos lábios é a vontade da maioria. Porém, muitos têm medo de realizar o procedimento e perder a naturalidade da expressão ou de ficar com a aparência do rosto congelada, como falam. “O ácido hialurônico não age na musculatura da face, por isso não altera as expressões faciais”, esclarece o dermatologista.

Além de atenuar as rugas estáticas (rugas profundas), o preenchimento cutâneo é indicado, segundo Guilherme, para os sulcos (“bigode chinês” ou “rugas dos parênteses”), aumento do volume dos lábios, melhora dos sulcos das olheiras e correção de cicatrizes deprimidas.

Uma das formas para prevenir as rugas profundas, como rugas ao redor dos olhos, ou para melhorar a aparência, é a toxina botulínica (botox). “A toxina botulínica é uma substância aplicada diretamente nos músculos responsáveis pela formação das rugas, sem precisar atingir os músculos próximos para obter o resultado, mantendo assim as expressões faciais do paciente”, diz o dermatologista.

O botox, segundo o profissional, é mais indicado para pés-de-galinha (rugas ao redor dos olhos), rugas na testa, rugas de expressão, vincos entre as sombrancelhas, sombrancelhas caídas e para melhorar o contorno da mandíbula. O procedimento é realizado em aplicação única, e leva cerca de 30 a 45 minutos.

Conforme uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o procedimento estético mais realizado no país é o botox e em segundo lugar o preenchimento cutâneo. “A tendência é um tratamento com eficácia e que não precise de cirurgia, podendo ser realizado no próprio consultório, com excelentes resultados e que mantém a naturalidade da expressão”, diz o profissional, que fez um estágio recente nos Estados Unidos.

Para realizar o preenchimento facial ou botox não é necessário ter mais de 40 anos. “O paciente que está insatisfeito com alguma marca de expressão, cicatriz ou que deseja aumentar o volume labial, pode realizar os procedimentos a partir dos 18 anos”, declara o médico.

 

Tratamento

Tanto o preenchimento como o botox é aplicado com a utilização de pequenas seringas especiais com agulhas de fino calibre. Conforme Guilherme, o desconforto causado pelo preenchimento com ácido hialurônico pode ser atenuado com o uso de cremes anestésicos, aplicados 30 a 60 minutos antes do procedimento, ou através de bloqueios anestésicos. “Atualmente estão disponíveis também alguns preenchedores que já contêm anestésicos (lidocaína) em sua fórmula”, completa. Já o desconforto causado pelo botox, segundo o dermatologista, é leve, sendo aplicado apenas um creme anestésico antes de começar o procedimento.

“Os resultados do preenchimento cutâneo são obtidos de imediato e duram, em média, 9 a 12 meses. Já no botox, os resultados iniciam alguns dias após a aplicação e o efeito total é atingido em cerca de 2 semanas. A duração dos efeitos varia de acordo com cada paciente, tendo em média 4-6 meses”, ressalta o médico. Segundo ele, é importante enfatizar que após o término do efeito do produto, as rugas não “voltam piores do que antes”, pelo contrário, o fato do botox diminuir a formação das rugas durante o seu período de ação atua no retardo do envelhecimento, prevenindo o aprofundamento de tais.

Em alguns casos, pode ocorrer edema (inchaço) ou hematomas no local da aplicação. “O inchaço pode durar horas a poucos dias, e a formação de pequenos hematomas também são temporários, podendo ser disfarçados com o uso de maquiagem”, explica o dermatologista. O paciente pode retornar as atividades habituais no mesmo dia.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome