Conheça a nova forma de fazer estética que ainda gera dúvidas  

Você sabe o que é estética integrativa? Se não, vem com a gente descobrir como funciona essa nova forma de realizar procedimentos estéticos com a esteta Grace Kelly. 

Segundo Grace, a estética integrativa faz parte da chamada saúde integrativa. “É quando o paciente chega até nós e olhamos para ele como um todo, não somente a queixa dele naquele momento. Cuidando tanto da saúde física dele, quanto da saúde mental”.

Grace dá o exemplo de um caso de obesidade. Ela não vai se voltar somente para a estética, é preciso investigar como está a saúde do paciente, como seus exames estão e até se há alguma questão hormonal e/ou emocional envolvidas. “Então nós temos que levar tudo isso em consideração. A diferença da estética integrativa para as outras abordagens é justamente isso, é a gente se preocupar tanto com a saúde física quanto a saúde mental desse paciente. Quando trabalhamos o corpo por completo,  conseguimos entregar resultados mais satisfatórios”, explica. 

 

Como o emocional influencia nos resultados?

Segundo a esteta, questões psicológicas influenciam tanto positivamente quanto negativamente. “Por exemplo, se eu tenho um paciente que não está bem emocionalmente, o meu cuidado tem que ser muito maior com esse paciente. Porque ele pode se comparar com o que vê nas mídias sociais. Com aquele padrão imposto que infelizmente pressiona muitas pessoas com metas irreais sem aceitar os próprios limites. Então eu preciso cuidar desse emocional dela primeiro para que eu possa interferir positivamente no resultado dela. O objetivo é fazer ela se sentir bem e aumentar a sua autoestima”.

Grace afirma que com um paciente que está com a saúde mental em dia, o resultado vai ser muito mais satisfatório, porque ele vai aceitar melhor o tratamento. Além de entender as suas individualidades e até adotar hábitos mais saudáveis. “Então a estética entra só com a cereja do bolo, porque a aceitação e a mudança vai ser muito maior e, consequentemente, vai melhorar a autoestima ”.

 

Alimentação como aliada

“A nutrição, o alimentar-se bem têm função fundamental dentro da estética integrativa”, comenta a esteta. “Em muitos casos, eu faço avaliação do paciente e primeiro ele precisa passar pela nutricionista, porque ele está tão inflamado que eu não posso entrar com a estética naquele momento. Então entramos com a nutri que vai nos ajudar nessa parte. Até mesmo promovendo uma reeducação alimentar e trazer hábitos mais saudáveis para a pessoa”.

Assim, é possível afirmar que não adianta ir atrás de procedimento estético em procedimento estético se não se alimenta bem, pratica exercícios físicos, cuida da saúde mental e etc. 

A estética integrativa é indicada para quem?

“Eu diria que a estética integrativa é indicada para todas as pessoas que querem mudar seu estilo de vida”, salienta Grace. “Quem está vendo que sozinho não está conseguindo mudar. E qualquer pessoa pode se beneficiar dessa prática. Nós queremos te acolher integralmente e ajudar você nessa mudança, pois muitas vezes a gente não consegue sozinho. Queremos que você se aceite como você é, mas que aceite também as mudanças que são necessárias para sua saúde. Em primeiro lugar sempre priorizar a saúde”, finaliza. 

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome