uma xícara de chá de hibisco com plantas de hibisco ao lado

Com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, o chá de hibisco auxilia o bom funcionamento de várias áreas do organismo

Um post do Instagram, uma receita no Pinterest ou um vídeo de dicas para emagrecer com saúde no YouTube. Quem acessa a internet com regularidade já deve ter ouvido em algum lugar sobre o hibisco e como ele faz bem para o corpo.

Se o mundo online é tomado de informações sensacionalistas, por vezes até inverídicas, para atrair cliques e likes, com essa planta a história é diferente. O chá feito com ela possui, sim, propriedades bastante benéficas.

De acordo com a nutricionista funcional, esportiva e materno infantil, Elizabeth Hoepers Campos (CRN/PR 81785) o chá de hibisco é rico em compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Essas características fazem com que diversos fatores sejam impactados de maneira positiva.

“Auxilia na proteção da saúde cardiovascular pois ajuda na redução do colesterol LDL e na redução da pressão arterial”, aponta a profissional.

A lista não para por aí. Outros benefícios que Elizabeth cita são:

  • Ajuda no controle da glicemia;
  • Possui ação diurética;
  • Levemente laxativo;
  • Auxilia no emagrecimento.

Veja mais: Conheça a Kombucha

Contraindicações

Sempre falamos por aqui e nunca é demais lembrar: para tudo é necessário equilíbrio. Com essa bebida não é diferente.

“Não se deve beber chá de hibisco durante à noite, para que não ocorra queda na qualidade do sono”, recomenda a nutricionista. Evitar o açúcar também ajuda com que o consumo seja apenas benéfico.

Mais um aviso importante são para as recentes ou futuras mamães.

“Apesar de seus benefícios, ele não é recomendado durante a gestação ou para lactantes, uma vez que há alteração no equilíbrio hormonal e o chá de hibisco atua sobre a musculatura do útero, podendo levar a um aborto”, alerta.

Como consumir o chá de hibisco

Segundo Elizabeth a dose recomendada em um dia é entre 200 e 400ml. Isso é cerca de uma a duas xícaras.

“A melhor forma de preparo é a infusão”, explica. “Se preferir gelado, reserve na geladeira por no máximo 6h. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades”” completa.

Veja mais: Nesse inverno, vai um chá?

Preparando o chá de hibisco

  • Coloque uma colher de sopa da planta seca em 1 litro de água quente
  • Deixe repousar entre 5 a 10 minutos
  • Após a espera, coe o líquido. 

Observação: mantenha, de preferência, em um recipiente de vidro ou cerâmica.

Já apareceu por aqui antes:

Na edição 113 da Revista Mais Saúde, falamos sobre sucos nutritivos para o verão. Naquela oportunidade, o chá de hibisco apareceu como um dos ingredientes de um dos sucos citados. Caso queira ver a receita você pode acessar o conteúdo clicando aqui.

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome