Cuidar dos olhos é imprescindível para manter uma visão privilegiada.

“Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo”, frase dita pelo artista Leonardo da Vinci, conhecido pela obra Monaliza, ou “quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação”, do escritor Mario Quintana. Frases que expressam verdadeiramente a importância dos olhos, um dos sentidos mais significante para o homem. Poder enxergar é algo indescritível que proporciona um imenso prazer e um colorido todo especial à vida. Por isso, os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes. No dia 07 de maio é comemorado o dia do Oftalmologista, médico responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e lesões do olho e seus órgãos anexo. Para falar um pouco mais da profissão, a Revista + Saúde entrevistou dois oftalmologistas de Guarapuava.

A história da oftalmologia ocupa um lugar especial na evolução da medicina em virtude das peculiaridades do órgão da visão: a importância de sua função e o mistério de seu funcionamento fez com que, durante muito tempo, fossem atribuídos ao olho poderes mágicos, benfazejos ou nefastos, capazes de lançar mau-olhado ou quebranto.

 

Dra. Eliana F. Pires

 

A oftalmologia, segundo Dra. Eliana F. Pires, é muito empolgante porque precisamos do conhecimento médico para raciocinar como um todo, e, ao mesmo tempo, na especialidade oftalmologia temos que pensar em tecnologia de ponta que nos ajude a chegar cada vez mais perto do ideal de tratamento. Podemos resumir em poucas palavras: compromisso com a saúde ocular concatenado com as demais ações empreendidas pela oftalmologia.

Com os avanços da especialidade, cada vez mais, é possível o médico ter um diagnóstico preciso e realizar os procedimentos com maior segurança. “Acredito que o objetivo deste contínuo avanço é associar tecnologia de ponta, conhecimento científico e relacionamento humano para aprimorar uma melhor qualidade de vida aos nossos clientes. Portanto, não acredito na teoria de máquina substituindo o homem, mas sim em disponibilizar diagnósticos com melhores tratamentos para as doenças oculares, bem como, para prevenção de patologias que se não tratadas a tempo podem se tornar irreversíveis”, diz a oftalmologista.

Uma dica da profissional é manter o uso de óculos com proteção solar e cuidados com os horários de exposição ao sol mesmo no inverno.

 

 

Dr. Luciano Ortega

 

A profissão tem como recompensa para o oftalmologista, Dr. Luciano Ortega, poder observar uma melhora real na qualidade de vida do paciente, e essa melhora na qualidade de vida não pode ser entendida apenas no âmbito de saúde, mas na melhora dos sintomas provocados, como a cefaléia, melhora na qualidade quando o paciente precisa usar óculos com lentes de grau alto e esse poderá ser substituído pela lente de contato, por exemplo.

Ter uma boa visão pode ser descrita com as palavras que o médico costuma escutar de seus pacientes: “Você sabe né doutor a visão é tudo”. Em relação ao avanço tecnológico da oftalmologia, Ortega diz que teve evoluções rápidas na questão dos exames para o diagnóstico, grande revolução de medicamentos, no campo de tratamentos invasivos segurança e previsibilidade cada vez maior.

 

Quando os cuidados com a saúde ocular devem ser intensificados?

Segundo o médico, a medicina como um todo tem um alto poder de prevenção. “Na área oftalmológica, ao nascer é importante fazer o teste do olhinho, na primeira infância realizar uma consulta para diagnosticar se a criança não apresenta alguma disfunção, sendo as mais comuns doenças alérgicas e o estrabismo, na adolescência é importante verificar se não existe o acometimento de miopia, ceratocone e questões relacionadas ao uso de óculos. Já nos adultos jovens controlar a hipermetropia (defeitos refrativos), os ceratocones, e a partir dos 40 anos doenças como o glaucoma, a presbiopia (vista cansada), catarata e alterações secundárias relacionadas a outras patologias, como diabetes e pressão alta”, ressalta ele.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome