É necessário ficar atento, pois estas doenças podem acometer pessoas de todas as idades

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra “reumatismo”, encontram referências em um estado de dificuldades típicas para idosos. Porém, esta ideia é falsa. As doenças reumáticas não são exclusividade de uma determinada faixa etária e abrangem um número muito grande de afecções, com causas diversificadas. De acordo com o médico reumatologista Felipe Dunin dos Santos, as doenças reumáticas podem acometer pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos. No entanto, a faixa etária mais acometida é a da meia-idade, em especial em mulheres.

Entre as doenças reumatológicas que mais afetam a população estão a fibromialgia, caracterizada pela presença de múltiplos pontos dolorosos, fadiga crônica e transtornos do sono, a artrose, doença que ataca as articulações, promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, membrana sinovial e o líquido sinovial. E, os reumatismos de partes moles, seguidos pela osteoporose e a artrite reumatoide. De acordo com Felipe, há cuidados que precisam ser tomados com estas doenças. “Interromper o tabagismo, realizar atividades físicas sob orientação profissional, praticar uma alimentação saudável, evitar movimentos lesivos às articulações”, destaca.

As atividades físicas têm um papel importante para quem sofre com este tipo de problema. “Atividades de baixo a moderado impacto, sem carga sobre as articulações afetadas, e com boa supervisão de educadores físicos habilitados e conhecedores das limitações das doenças”, explica o reumatologista e clínico médico.

Dr. Felipe cuida também das doenças chamadas de autoimunes, que são elas:

Artrite Reumatoide: Doença inflamatória que atinge principalmente as articulações das mãos, dos pés e joelhos;

Espondiloartrites: Doenças inflamatórias da coluna, que podem inclusive levar à calcificação de toda a coluna;

Lupus Eritematoso Sistêmico: Doença que pode atingir qualquer órgão do corpo, mas têm preferência pela pele, articulações e rins.

Algumas doenças reumáticas têm elevado potencial incapacitante. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, no Brasil é a segunda principal causa de afastamento do trabalho, cerca de 12 milhões de pessoas vivem com o problema. Por isso, o apoio psicológico para os pacientes é de extrema importância. “Apoio psicológico a todos os pacientes com artrites é de muita valia, dado que é comum haver problemas psicológicos em pacientes portadores de doenças reumáticas em geral, pois eles tendem a se ver como limitados nas atividades diárias. Sempre discuto com meus pacientes os aspectos psicológicos e como a doença afeta a qualidade do sono, do humor e da sua reflexão perante a vida”, afirma Felipe.

As doenças reumatológicas são crônicas, ou seja, não existe cura, apenas tratamentos que têm o objetivo de eliminar os sintomas. Seu forte potencial impactante pode obrigar um profissional a abandonar a vida produtiva, assim como depender dos cuidados de familiares até para realizar tarefas simples do cotidiano.

Atuando no ramo da reumatologia e da clínica médica, Felipe Dunin é médico desde 2011. No mesmo ano, atuou no 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) em Guarapuava. Sua residência médica foi no Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), de 2012 a 2014, e a residência em reumatologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR em 2015 e 2016. Em clínica própria, em Guarapuava, Felipe Dunin atua desde março de 2017.


dr.felipedunin@gmail.com

(42) 3623-8881 / 3623-8558

Neuroclínica Santa Fé: R. Professor Becker, 2263, 4ª andar – Centro, Guarapuava-PR

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome