celulares causam câncer

A Dra. Angela Dasenbrock (CRM/PR 29.020), médica oncologista do Hospital Erasto Gaertner de Curitiba, nos responde sobre a velha duvida de que celulares causam câncer

Esse é um medo antigo, que data desde a popularização dos telefones móveis, ainda anos 90. Para esclarecer se isso é um mito ou verdade ouvimos a médica Angela Dasenbrock (CRM/PR 29.020). Ela, que é Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica,  atua em uma das referências no tratamento de câncer no Brasil, o Hospital Erasto Gaertner.

Logo de cara, a especialista afirma que isso é um mito.

“Não existem evidências científicas que apontem que o uso de celular esteja ligado ao desenvolvimento do câncer”, aponta.

É mito que celulares causam câncer

Além da falta de comprovação com base na ciência, outro fato que corrobora para essa afirma ser inverídica é o tipo de onda que esse aparelho emite.

“São ondas de radiofrequência, assim como são as de rádio AM/FM. É um tipo de radiação não-ionizante, de baixa energia do espectro eletromagnético e que não causa danos ao DNA. Por isso não há ligação direta do uso do celular com o desenvolvimento do câncer”, explica Angela.

Os celulares não são os únicos dispositivos do nosso dia que recebem fama de vilão Mas a lógica que prevalece é a mesma para todos.

Os aparelhos utilizados em nosso dia a dia como TV, microondas, computadores, dispositivos com Bluetooth e Wi-Fi, também emitem somente ondas de radiofrequência, ou seja, sem comprovação de que possam causar câncer”, complementa a oncologista.

Segundo a médica oncologista, Angela Dasenbrock (CRM/PR 29.020), não existem evidencias cientificas comprovando que celulares causam câncer. Ela lembra que os aparelhos emitem ondas de baixa frequência e não tem potencial de causar câncer.

Veja Mais: Adoçante faz mal e causa câncer?

Veja mais: Vaping, o cigarro eletrônico, também faz mal

Estilo de vida saudável é a melhor prevenção ao câncer

A médica lembra ainda que para afastar o risco de desenvolver a doença, é importante sempre manter bons hábitos de vida:

  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • não fumar;
  • realizar constantemente seus exames preventivos.

“Estas ações verdadeiramente evitam câncer!”, finaliza Angela.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome