Chega de passar vontade! Há várias opções doces sem o uso de açúcar

Se você é daquelas pessoas chamadas de “formigas” preste atenção: o açúcar é um dos grandes vilões da nossa saúde como um todo. Porém, não fique triste, pois podemos substituí-lo! De acordo com a nutricionista Lis Anne Bonardi (CRN 8/8456), existem diversas opções doces sem o uso de açúcares,  como os adoçantes naturais (eritritol, xilitol, stevia, ou até mesmo, o açúcar de coco, que é uma ótima opção para pessoas que querem comer algo doce usando um “açúcar” mais saudável e com menor índice glicêmico. “Para os diabéticos, a minha dica é evitar o açúcar de coco, pois ele eleva a glicemia e, portanto, não é indicado”, afirma a nutricionista.

A principal vantagem de substituir o açúcar está na melhora da qualidade de vida, na disposição, pele, cabelo e humor. “Além de todos esses benefícios, o seu intestino funcionará melhor, e claro, ingerindo menos calorias e, consequentemente, a estética irá melhorar”, afirma.

Cortando o açúcar tradicional da nossa alimentação, é possível prevenir várias doenças, como obesidade, diabetes tipo 2, ansiedade, baixa imunidade, com sua retirada melhora a fadiga, inibe o envelhecimento precoce, melhora a saúde intestinal e até mesmo, oscilação de humor e depressão. “Para adoçar chás e cafés, pode-se usar os adoçantes naturais como stevia, xilitol, eritritol e até mesmo o mel. Para receitas podemos usar a banana madura, frutas secas e tâmara”, ressalta Lis Anne.

Pão de mel saudável

Ingredientes:

– 2,5 xícaras (chá) de farinha de arroz integral;

– 01 xícara (chá) de mel;

– 01 colheres (sopa) de cacau em pó;

– 01 xícaras (chá) de água;

– 01 colher (chá) de canela em pó;

– ½ colher (café) de gengibre em pó;

– ½ colher (café) de cravo em pó;

– 01 colher (café) de essência de baunilha;

– 01 colher (chá) de bicarbonato;

– 01 colher (chá) fermento;

– 130 gramas de chocolate 70% cacau sem açúcar.

Modo de preparo:

Com exceção do chocolate, bata todos os outros ingredientes. Unte uma travessa e polvilhe farinha de arroz integral. Coloque a massa e leve ao forno por 40 minutos. Pique o chocolate e leve ao microondas para derreter durante  2 minutos. Desenforme o bolo e cubra com o chocolate, leve a geladeira e corte em quadrados.

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