A otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata de todas as doenças do ouvido, nariz e garganta. Muitas pessoas não sabem, mas trata-se de uma área médica que abrange todas as faixas etárias: desde bebês, com problema de nariz ou garganta, até idosos, com tonturas ou perdas auditivas. Além disso, doenças alérgicas de vias aéreas superiores, como rinites, são de responsabilidade do médico otorrino, bem como questões estéticas que envolvam o nariz (rinoplastias) ou orelhas (otoplastias).

Para atender a abrangente área da especialidade com excelência, a Rinoclin se estabelece em Guarapuava há mais de 1 ano, atendendo não apenas a população da cidade mas toda a região. Sob o comando do médico otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Pereira a clínica conta também com atendimento e exames  na área de fonoaudiologia.

Por estar fora dos polos de Curitiba e Cascavel, a clínica vem sendo referência em Guarapuava para muitos municípios que buscam atendimento especializado e de qualidade mais próximo de sua localidade. “Percebemos que grande parcela dos nossos pacientes vêm de cidades vizinhas (Turvo, Pinhão, Prudentópolis, Candói, Irati, Pitanga, Laranjeiras, etc.), muitos deles buscando, além da consulta, a realização de exames complementares e tratamentos cirúrgicos”, afirma o profissional.

 

Compromisso com a qualidade

Dr. Rodrigo conta que muitas doenças da área da otorrinolaringologia são tratadas como patologias “corriqueiras”, não recebendo a atenção que necessitam, enquanto outras são tratadas de forma exagerada com antibióticos, por exemplo, em casos que não são necessários, aumentando as chances de resistência bacteriana nos pacientes. “O meu fascínio pela otorrinolaringologia reside justamente no fato de propiciar uma mudança importante na qualidade de vida dos pacientes, seja com um tratamento clínico bem feito, uma cirurgia bem indicada ou até mesmo um idoso que volta a ouvir melhor”, salienta.

Dr. Rodrigo Pereira – Otorrinolaringologista

Trazer o diferencial para Guarapuava é a missão adotada pelo médico, para que toda a região tenha acesso aos melhores tratamentos e serviços na área. “Mesmo não sendo guarapuavano de nascimento, adotei a cidade para minha vida. Muitos serviços e clínicas que, às vezes, por questões financeiras acabam querendo expandir seus atendimentos e estrutura perdem em qualidade. Priorizo por manter minha clínica com um ambiente diferenciado e com atendimento de primeira linha, oferecendo sempre o que há de mais moderno em termos de exames e tratamentos, evitando, dessa forma, que o paciente tenha que sair da cidade para  tratar  problemas que podem ser resolvidos aqui mesmo, em Guarapuava ”, revela o médico.

 

Diagnóstico e tratamento

Os pacientes que antes precisavam se deslocar para centros maiores agora encontram total cobertura e qualidade no tratamento das doenças do ouvido, nariz e garganta em Guarapuava. Para isso, a Rinoclin conta com uma gama de procedimentos, que incluem:

  • Nasofibroscopia;
  • Laringoscopia;
  • Audiometrias;
  • Testes alérgicos e imunoterapias;
  • Cirurgia das amígdalas e adenóide;
  • Cirurgias nasais funcionais ou estéticas;
  • Tratamento das doenças dos ouvidos e labirintites;
  • Aparelhos auditivos.
Larissa Maibuk Karl – Fonoaudióloga e Rodrigo Pereira

 

Tratamento da alergia respiratória

Por ser uma região fria e com muitas áreas de cultivos, Guarapuava torna-se propícia ao desenvolvimento e agravamento de doenças respiratórias. Dr. Rodrigo explica que, no caso em particular da rinite alérgica, a Rinoclin conta com uma avaliação integral que busca um diagnóstico preciso seguido de tratamentos clínicos, cirúrgicos ou, em alguns casos, imunoterapias.

“Um paciente que tenha rinite alérgica vai ter pouca melhora em seu tratamento, seja com medicamentos nasais, orais ou vacinas, caso tenha também outras alterações estruturais obstrutivas que precisem ser corrigidas, como desvios do septo nasal, aumentos dos cornetos, hipertrofia de amígdalas e adenóide ou sinusite crônica.  Por isso, a avaliação inicial do paciente aqui na Rinoclin busca ser a mais completa possível”, diz o profissional.

 

 

 

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome