O médico Edson Crema (CRM 4042) explica como a fé pode ajudar a enfrentar as inseguranças da vida e a melhorar a saúde

A fé não é um tipo de pensamento positivo ou um sentimento auto induzido. Ela simplesmente faz parte das vidas das pessoas, mas não são todas que a possuem, pois é um dom divino que ultrapassa a vontade pessoal. 

Em Hb 11,1; a fé é definida como a certeza daquilo que se espera ou a demonstração de realidades que não se veem. Essa certeza e convicção é alicerçada na esperança. Ela deve ser praticada como exercício físico: quanto mais esforço, mais crescemos em músculo. Assim, quanto mais se pratica, mais crescemos em fé.

Todos podemos chegar a Deus pela fé ou pela razão. Parta do princípio de que se usarmos a ciência dos fatos, todas as leis convergem para Deus. Por exemplo, a mecânica dos movimentos precisos dos planetas, ou a função das estrelas que é fornecer luz para o universo escuro.

Muitos estudos apontam que acreditar em Deus fornece conforto, sentido e uma esperança para enfrentar inseguranças existenciais. Muitas pessoas da ciência pensam assim, como Von Braun, considerado pai dos foguetes e vôos aéreos. Ele dizia: “acho difícil compreender um cientista que não reconheça a presença de uma racionalidade superior por trás da existência do universo”.

 

A importância da fé para a saúde

Carol Ryff, professora de Psicologia da Universidade de Wisconsin, observou que há uma nova ciência emergente. Ela diz que indivíduos com níveis altos de bem estar e fé apresentam risco menor de contrair doenças cardiovasculares, menos riscos de inflamações e baixa imunidade.

Dessa maneira, como médico opino: A fé é um antisséptico da alma.

Mas como ter fé em um Deus que permite o mal, as doenças, os acidentes de carros, todo tipo de morte e assassinatos, tsunamis, terremotos, guerras, etc.? Ou ele não existe, e se existe não tem a capacidade de resolvê-los ou então permite que os males aconteçam e é conivente com eles. Por que vamos crer nEle?

Não é Deus que permite ou provoca o mal, mas sim o ser humano. Ele é, por natureza, ganancioso, egoísta, maldoso, prepotente, provocando conflitos com os demais. O homem, que se diz Sapiens, destrói o meio ambiente e a camada de ozônio, provoca doenças e agressões em si mesmo e nos próximos.

Sendo assim, reconsideremos nossas posturas perante a vida e quem a criou. Tenhamos Fé e, a cada dia, vamos aumentá-la. Pedir que nos seja concedido um coração confiante, de modo que possamos experimentar os benefícios de uma fé viva. Isso dá coragem e certeza para enfrentar os desafios que a vida jogará diante de nós hoje e amanhã.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome