Rozelia Pretko é podóloga, dona da Santopé e agora se prepara para lançar sua linha de biocosméticos

Para algumas pessoas não é exagero falar que o empreendedorismo está intimamente ligado a sua história. Esse é o caso de Rozelia Pretko, que teve por toda sua vida relação com essa arte. A primeira experiência veio com oito anos de idade, quando vendia sementes de pinus que ela mesma coletava.

Após inúmeras incursões à frente de negócios, nos mais diferentes ramos, indo desde videolocadora e lan house, até sorveteria e panificadora, já tendo sido dona, inclusive, de uma loja online, ela decidiu recomeçar. A rotina pesada, principalmente do ramo da panificação, era muito desgastante, já que o comércio precisa ficar aberto os sete dias da semana.

Mudança de ares

Assim, ela uniu um gosto que sempre carregou com a oportunidade que enxergou e dedicou seu tempo a se tornar podóloga. “Minha avó tinha muitos calos, eu adorava “cortar” os calos dela. Além disso, sempre gostei de cuidar dos pés dos meus irmãos, desde o nascimento” relembra Rozelia ao explicar os motivos que a fizeram procurar por um curso técnico.

Acontece que a vontade de continuar com o seu velho amigo, o empreendedorismo, nunca a abandonou. “Não poderia usar meu lado empreendedora sendo uma colaboradora e sem autonomia”, confessa. Foi então que em 2014 ela fundou a Santopé Podologia, que no dia 10 de março comemorou seu sétimo ano de existência.

Aperfeiçoamento constante

Um dos anseios da empresária era estar sempre em evolução, dessa forma, foi natural se inscrever na graduação de Podologia, na Unifil em Londrina, assim que o curso abriu. Para aumentar seu nível de formação, ela conta ter rodado mais de 30 mil quilômetros no trajeto entre Guarapuava e a cidade no norte do Paraná. 

Desde então ela não parou de estudar, tendo feito pós-graduação em Docência, em Estratégias Ortomoleculares e em Aromaterapia. Atualmente cursa especialização em Cosméticos Naturais, bem como, faz um curso de Perfumaria Botânica com professoras da Irlanda, Califórnia, Madrid e Brasil.

Agora, o conhecimento vai ser posto em prática em mais uma iniciativa em que Rozelia vai investir. A DAHO, uma marca de biocosméticos, todos naturais, veganos e orgânicos. A ideia é que os produtos sejam voltados para o combate de fissuras, psoríase, disidrose e hiperidrose plantar, dermatite, pele ressecada, fortalecimento de unhas, onicomicose, dores nos pés e pernas. Além do foco no tratamento das podopatias, a linha deve incluir, também, opções para o relaxamento e bem-estar dessa região do corpo. 

Um recado de Rozelia

“Se você tem um sonho, acredite em você e em sua capacidade. Tenha um olhar além do ponto de partida. Porém, faz parte do caminho ter foco, dedicação, disciplina e principalmente o estudo, conhecimento sobre o que está almejando. Mas lembre-se, todo dia é preciso mudar um passo, então sempre se pergunte: O que eu fiz hoje para estar mais próximo de realizar meu sonho?”

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