Elaine de Rocco pódio Wodapalooza

A atleta de Guarapuava, no Paraná, se destacou no evento Wodapalooza, realizado em Miami, nos Estados Unidos. Agora Elaine de Rocco mira o mundial da modalidade

O que passaria na sua cabeça ao estar representando seu país ocupando um lugar no pódio em uma das mais importantes competições do esporte que você pratica?

Para Elaine de Rocco, atleta guarapuavana de CrossFit, foi um sentimento de gratidão e dever cumprido. Ela passou por isso no Wodapalooza, campeonato realizado em Miami. O evento no estado da Flórida, EUA, aconteceu entre os dias 12 e 15 de janeiro.

No evento, que marcou sua estreia competindo presencialmente fora do país, ela conquistou o segundo lugar da categoria adaptativa superior, para pessoa com deficiência física em membro superior.

“Para mim é muito gratificante estar no pódio de uns dos maiores campeonatos de Crossfit do mundo, representando o Brasil e os atletas com deficiência física. Isso só mostra que o trabalho duro compensa e que estou seguindo o caminho certo. São anos de muito treino e disciplina para alcançar o que sempre sonhei”, conta ela.

Elaine de Rocco agora mira o CrossFit Games

Mesmo tendo acabado de descer do pódio, Elaine já mira seu próximo objetivo. A meta é chegar à final presencial do CrossFit Games, considerada a “copa do mundo” desse esporte. O campeonato que reúne os melhores atletas do planeta terá suas finais entre os dias 01 e 06 de agosto.

Elaine de Rocco competindo no Wodapalooza
Elaine de Rocco competindo no Wodapalooza, em Miami.

Mas, para estar lá, é preciso passar por uma série de eventos qualificatórios. Nos últimos anos ela bateu na trave.

“Nas minhas participações fiquei em 7º lugar mundial, mas apenas o top 5 passou para competir presencialmente em Madison, nos Estados Unidos. Fiquei extremamente feliz com meu desempenho, pois foram as minhas primeiras competições”, recorda.

A jornada para realizar mais esse sonho começa agora em fevereiro. Se depender da motivação conquistada com o primeiro resultado do ano, os voos a serem alçados serão ainda maiores.

“A minha fome só aumenta, estou com ainda mais foco para conseguir minha vaga para o mundial. Agora começa a seletiva para que eu me classifique e em agosto esteja na arena competindo com os melhores do mundo. O principal objetivo é trazer esse título mundial para o Brasil”, projeta Elaine de Rocco.

Superando desafios

Apesar dos bons resultados, nem só de glórias vivem os competidores. Para conseguir estar no mais alto nível não é preciso enfrentar apenas os adversários. A superação começa já em conseguir se manter enquanto se prepara e viaja para competir.

“Ser atleta é uma profissão e com muitas horas de trabalho duro. Na verdade, a gente nunca deixa de ser atleta, somos atletas 24h por dia, 7 dias por semana. Por isso precisamos de empresas que acreditem no nosso potencial e no nosso amor pelo esporte e nos apoiem, pois, para competir a nível internacional é um custo muito alto”, explica.

O maior obstáculo a superar agora é a busca por patrocinadores, podendo assim, se dedicar completamente ao esporte. Publicitária de formação, Elaine ainda depende de um emprego fora do mundo do esporte para conseguir suprir suas necessidades.

Mas a verdade é que Elaine sabe muito bem superar desafios, afinal de contas, vem fazendo isso desde quando começou no CrossFit, há cerca de 3 anos. “Descobri a minha paixão pelo esporte nas primeiras aulas. Como tenho deficiência na mão, eu tinha um pouco de medo de não conseguir fazer, mas enfrentei o desafio de descobrir do que era capaz”, lembra.

Quem quiser acompanhar a jornada de Elaine pode segui-la no instagram. Em sua conta @lainefit ela compartilha momentos de sua rotina de treinamentos e competições.

Um convite a mudar de vida

Na Mais Saúde estamos sempre lembrando da importância de praticar atividades físicas. Por isso, perguntamos qual dica a atleta Elaine de Rocco gostaria de passar para incentivar nossos leitores a começarem ou continuarem a se exercitar:

“O esporte muda vidas, seja você um praticante ou um atleta, o importante é se movimentar e fazer algo que melhore a qualidade de vida, seja Crossfit ou qualquer outra modalidade”.

“Aprendi com o esporte que somos capazes de conquistar tudo o que sonhamos, basta acreditar, trabalhar duro e ter paixão pelo que se faz. Os obstáculos nos fazem crescer e servem para provar o quanto queremos realizar um sonho”, completa.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome