mamografia

Mastologista dá recomendações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e fala sobre a importância da mamografia

A mamografia é o principal exame de rastreio de câncer de mama. Através dele é possível fazer diagnósticos precoces para tratamentos menos mutilantes e tóxicos. Celebrado no dia 5 de fevereiro, o Dia da Mamografia lembra a importância do exame das mamas, feito por um equipamento que utiliza fonte de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas na região.

No Brasil, a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade a partir dos 40 anos. O exame deve ser realizado anualmente. Essa é uma forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

Se a paciente possuir familiares de primeiro grau com câncer de mama, deve procurar um mastologista para individualizar o rastreio do câncer de mama. Nesses casos, a recomendação é que o acompanhamento seja feito 10 anos antes do diagnóstico, ou seja, se a mãe foi diagnosticada com câncer de mama aos 40 anos, a filha deve procurar o médico aos 30.

Não precisa esperar a mamografia: toque-se

A mastologista Thais Vivan, do Hospital Anchieta de Brasília, lembra que é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias pacientes. Ela conta o que a  paciente deve fazer antes de ir ao laboratório.

Existem algumas recomendações para que o exame possa ser feito

No dia do exame é importante que a paciente não passe:

  • Cremes;
  • Desodorantes;
  • Talco.

Além disso, a especialista explica que é importante que a mulher esteja vestida com duas peças de roupa, (ex: calça e blusa, saia e blusa).

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação anormal de células da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

A mastologista afirma que o questionamento sobre as dores no exame é o que ela mais recebe.

“Algumas mulheres queixam-se de desconforto durante o exame. Então o recomendado para as que possuem mais sensibilidade nas mamas é realizar o exame 7 a 10 dias após a menstruação. Caso o desconforto seja muito intenso, o uso de analgésicos comuns via oral pode ser usado”, conclui.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome