Pets precisam de check up anual (Foto: Pexels)

Assim como os seres humanos, os animais de estimação precisam de acompanhamento médico regular para garantir uma vida longa e saudável. O check-up anual é uma consulta completa que permite ao veterinário avaliar a saúde geral do pet. Assim, o profissional pode detectar doenças em estágio inicial e prevenir problemas futuros.

Uma pesquisa feita pela Royal Veterinary College investigou, por exemplo, a saúde de cinco mil gatos durante cinco anos e concluiu que aqueles que faziam check-up anualmente tinham 20% menos chances de morrer prematuramente.

De acordo com a médica veterinária, Sheila Nogueira Saraiva da Silva, os filhotes devem ir com frequência ao veterinário, durante a primeira fase da vida. Eles devem passar por procedimentos de prevenção, como vermifugação e vacinas. No caso dos felinos, é importante fazer os testes imunológicos para saber se o animalzinho é portador ou não dos vírus da FeLV (Vírus da leucemia felina) ou FIV (Vírus da imunodeficiência felina).

Na vida adulta, o ideal é fazer o check-up anual, atualizar as vacinas, acompanhar frequência dos cios, discutir a importância da castração e saber se houve alguma alteração durante este período, e será avaliado na consulta se há a necessidade de realização de algum exame complementa.

O check-up anual é feito em quatro etapas: exame físico completo, verificação da carteira de vacinação, realização de exames complementares e recomendações de cuidados preventivos. “Esse processo não se resume apenas a um exame físico, mas sim a um conjunto de procedimentos que visam avaliar a saúde geral do pet em detalhes”, enfatizou Sheila.

Além disso, ela destaca que as doenças que mais afetam pets por falta de consultas anuais são doenças renais, cardíacas, diabetes, câncer e parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes. Esses problemas de saúde podem ser facilmente detectados e prevenidos com check-ups regulares. As consultas e exames regulares promovem diversos benefícios do check-up anual que ajudam no bem-estar e saúde dos pets, como:

  • Detecção precoce de doenças: Permite iniciar o tratamento precocemente, aumentando as chances de cura e diminuindo os custos com tratamento;
  • Prevenção de doenças: Possibilita a aplicação de vacinas, vermifugação e outros cuidados preventivos;
  • Monitoramento da saúde: Permite acompanhar a saúde geral do pet e identificar qualquer problema de saúde em seu início;
  • Promoção da qualidade de vida: Garante que o pet tenha uma vida mais longa e saudável.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome