Sorrir faz bem para a saúde, não tenha vergonha de rir a toda hora, a todo instante

É muito bom sorrir sem receio, não é mesmo? Um sorriso bonito e saudável aumenta a autoestima, a satisfação com o corpo, a relação com o mundo, e contribui para o bem estar físico e mental do ser humano. Para isso, é preciso estar contente com a estética da sua boca, e na odontologia existem tratamentos efetivos para melhorar a aparência do sorriso e até mesmo do rosto.

Na odontologia moderna, há diversos tratamentos com resultados concretos e eficazes para deixar o sorriso perfeito. O planejamento odontológico é fundamental, e é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Segundo a cirurgiã-dentista Angelina Camargo, para que haja uma integração perfeita entre os elementos que compõem o sorriso (lábios, dentes e gengiva), o profissional precisa planejar o tratamento em caráter multidisciplinar. “Em um primeiro contato com o paciente, é preciso identificar a sua queixa principal. Depois partimos para um exame clínico minucioso, a confecção de modelos de estudo e a tomada de fotografias padronizadas. Com essa coleta de dados clínicos, podemos estabelecer um diagnóstico correto e formular um plano e uma sequência de tratamentos ideais para cada caso”, explica.

No tratamento odontológico, uma das técnicas que vem sendo utilizadas com sucesso é o mock-up, um ensaio restaurador intraoral que permite o paciente pré-vizualizar o resultado final do tratamento, sem que nenhum tipo de desgaste dental seja realizado. O mock-up, segundo a cirurgiã-dentista, torna-se uma importante ferramenta para o dentista obter a confiança de seu paciente quanto aos benefícios estéticos do tratamento. “Através desse ensaio podemos fazer ajustes e modificações, caso o paciente ou o dentista achem necessário, e só depois de aprovado pelo paciente iniciamos o tratamento direto na boca. É incrível poder fazer isso, dá muita segurança tanto para o dentista como para o paciente”, acentua a profissional.

Outra técnica fundamental na odontologia para a documentação, diagnóstico e planejamento do tratamento é a fotografia, que pode ser usada para registrar o protocolo tradicional, o antes e o depois, assim como para fazer umas fotos diferenciadas e mais ousadas. “As fotos trabalhadas surgiram como uma brincadeira, para mostrar para o paciente que ele também tem um sorriso lindo de capa de revista, e acabou sendo tão legal que agora, sempre que possível, eu faço e eles adoram”, conta Angelina.

No tratamento, as fotografias odontológicas auxiliam na visualização de detalhes anatômicos e teciduais que na boca são difíceis de identificar porque existem interferências da língua, saliva e bochechas. “Através da análise das fotografias é possível pensar em um tratamento personalizado e planejar uma restauração o mais fiel possível ao dente natural do paciente. Além disso, as fotografias ajudam na comunicação com outros profissionais envolvidos no tratamento, como, por exemplo, o laboratório de prótese”, observa a cirurgiã-dentista.

Segundo Angelina, é muito satisfatório e gratificante para o profissional ver a reação do paciente aos resultados do tratamento. “Sorrir é uma das expressões mais lindas do ser humano, é emocionante poder devolver essa alegria e espontaneidade para as pessoas através do meu trabalho”, diz.

Por Camila Neumann

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome