Sorrir faz bem para a vida de qualquer pessoa, mas para isso é necessário manter os dentes saudáveis

“Um dia sem um sorriso é um dia Perdido” (Charles Chaplin)

O sorriso é muito importante para os seres humanos, sendo um elemento de interação social, aonde é possível expressar diversas emoções. Segundo um estudo feito pela Universidade de Brasília (UNB) analisando a face de pessoas sorrindo, mostrou que quase 40% do total da beleza da face é explicado exclusivamente pelo sorriso, 18% pelos olhos, 9% pelo mento (queixo) e 2% pelo nariz. De acordo com o ortodontista Gidalti Bueno Linhares, esses dados são muito importantes e surpreendentes, pois demonstram que o sorriso impacta 20 vezes mais a beleza da face do que o nariz, por exemplo. “Esse estudo é algo novo que ainda está no forno e será publicado nos próximos meses em um renomado jornal americano de odontologia e estética e nos tira do limbo do ‘achismo’”, afirma.

Segundo o dicionário, a palavra autoestima é a “Característica da pessoa que se valoriza, estando satisfeita com a sua maneira de ser, com a sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões: o aumento da autoestima pode melhorar a qualidade de vida”. Dessa forma, se a autoestima é caracterizada pela satisfação com sua maneira de ser e com sua aparência física, o sorriso é responsável por 40% da beleza do rosto.  “Podemos afirmar com toda certeza que um belo sorriso é fundamental para uma boa autoestima. Existem clichês que todos os leitores já devem ter visto ou lido algum dia, do tipo ‘O sorriso é seu cartão de visitas’, eu gostaria muito de fugir desse clichê durante essa entrevista, mas após estudar o assunto fui convencido que essa afirmação não é apenas uma frase pronta que todos já escutaram um dia de seus dentistas e sim uma realidade que agora baseia-se em evidências científicas”, explica Gidalti.

“Escutei há pouco tempo um depoimento de uma paciente que me emocionou e ao mesmo tempo me fez pensar muito, ela disse: ‘Trabalhar com o sorriso das pessoas não é somente movimentar dentes, mas é trabalhar com a autoestima, com o psicológico’”, diz o ortodontista.

Para mantermos um sorriso sempre bonito, é necessário manter a higienização em dia. “Escovar os dentes após cada refeição, utilizar o fio dental, fazer uso de colutórios (enxaguantes) bucais sem álcool pelo menos uma vez ao dia, tudo isso garantirá a saúde de seus dentes. Dentes saudáveis normalmente possuem uma boa aparência”, salienta Gidalti.

A higienização é o princípio básico, é saúde e, dentes saudáveis quase sempre possuem boa aparência. “Minha recomendação é que pacientes adultos consultem seus dentistas no mínimo três vezes ao ano e que crianças sejam acompanhadas por profissionais dentistas no mínimo semestralmente. Quem ama cuida e quem ama sua saúde, cuida dela e a saúde oral deve fazer parte desses cuidados”, recomenda Gidalti.

 

 Procedimentos que colaboram na manutenção da autoestima

Atualmente, é possível citar inúmeros procedimentos que possam melhorar a autoestima de uma pessoa. “Tudo depende do caso de cada um, por exemplo, um paciente com mau hálito que possui todos os seus dentes retos, alinhados, não possui manchamento nos dentes, aparentemente possui dentes lindos, mas não tem autoestima porque o mau hálito o impede de aproximar-se de outras pessoas, ou o deixa constrangido em ambientes sociais. Nesse caso o paciente não precisaria de tratamento ortodôntico para corrigir o mau posicionamento de seus dentes, nem clareamento ou facetas de cerâmica, pois o problema é o mau hálito causado por uma doença periodontal e uma melhora na higienização uma boa profilaxia profissional e a utilização de um bochecho por um período de 15 dias seria o suficiente para melhorar a sua autoestima”, declara Gidalti.

Procedimentos que normalmente estão ligados com o aumento da autoestima são estéticos, como clareamento dentário, restaurações estéticas, plástica periodontal, aumento de coroa clínica, laminados de cerâmica e outros. Todos esses procedimentos trabalharão para deixar os dentes o mais próximo possível dos padrões estabelecidos pela ciência e que analisando em conjunto com o rosto compõem a estética facial do paciente.

“A ortodontia também pode ser considerada responsável pelo aumento da autoestima de pacientes, o alinhamento de dentes extremamente mal posicionados, o fechamento de espaços entre os dentes, são alguns dos exemplos que posso citar da ajuda da ortodontia na melhora da autoestima.”, enfatiza Gidalti.

Portanto, para quem deseja manter um belo sorriso sempre, a principal dica é fazer a higienização sempre e de forma correta. “A higienização é começo de tudo. Sem higienização não conseguiremos avançar e realizar nenhum outro procedimento. Evite cigarros, chimarrão e café, esses são os três vilões da pigmentação dentária. Pais não incentivem o uso da chupeta e não permitam que seus filhos tenham o hábito de chupar o dedo”, acrescenta Gidalti.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome