Os terceiros molares, populares sisos, normalmente, surgem na boca entre 16 e 27 anos e muitas vezes surgem mal posicionados ou ficam inclusos (dentro do osso) ou semi inclusos (apenas parte do dente erupciona). Estas más posições ocorrem devido a falta de espaço nos maxilares, que por uma questão de evolução da espécie, estão cada vez menores, principalmente, ao fato da dieta humana estar cada vez menos resistente e mais pastosa.

Através do raio X o cirurgião dentista identifica a necessidade, ou não, de extração do terceiro molar. Caso necessária sua exodontia, deve-se opta-la por realizar por volta dos 17 anos, pois além da cirurgia ser, relativamente, mais simples devido a maior maleabilidade óssea, a recuperação do paciente é melhor na juventude.

Além de motivos ortodônticos, os terceiros molares devem ser removidos pois podem provocar reabsorções nos dentes visinhos, pericoronarites (inflamação local, com fortes dores, que ocorre devido ao acúmulo de placa devido a dificuldade de higienização), cistos, tumores, dificuldades de abrir a boca e mastigar, o que pode afetar até mesmo a saúde geral do paciente devido a má alimentação.

 

“E porque remover se não dói e não tem nada?”

Pelo simples fato de prevenir estas patologias e também a questão de que a cirurgia e a recuperação do paciente saudável sempre são melhores.

 

“A cirurgia é muito arriscada?”

Esta é uma questão delicada, pois irá depender do diagnóstico do cirurgião dentista após análise da radiografia. Mas normalmente é simples, realizada no consultório, com anestesia local e o paciente esta totalmente recuperado após sete ou dez dias, porém já pode voltar a suas atividades habituais a partir do segundo dia. Porém devemos salientar que estes são fatores variáveis e você deve questioná-los ao seu cirurgião dentista antes e após a cirurgia.

Apesar da Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilo-Faciais estimar que 85% dos terceiros molares, eventualmente, precisam ser extraídos em alguns casos onde estes elementos estiverem erupcionados em boa posição, deve ser mantido em boca momo um dente qualquer. Para ter certeza do seu caso não deixe de consultar o seu dentista.

 

Dr. Diego R. Santos – Cirurgião-Dentista

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome