Aprenda a escolher a escova de dentes ideal

É melhor investir em produtos mais caros e cheios de recursos, ou o melhor é apostar no simples? O cirurgião dentista Diego Santos (CRO 20588) descobrir qual é a escova de dentes ideal

Cerdas

É o fator mais importante na hora de selecionar a escova para higiene oral. Além de serem super macias, sugiro que sejam todas da mesma altura e quanto mais finas melhor. Isso impedirá de agredir a gengiva e terá uma efetividade maior na escovação.

Qual o formato da escova de dentes ideal?

O design do cabo muitas vezes pode auxiliar na empunhadura da escova; Em relação ao design da cabeça da escova, sugiro escova simples (cerdas finas e macias e maior quantidade de cerdas). Outros modelos podem provocar um dano maior à gengiva por terem durezas diferentes na mesma escova. 

Escova com vibração e outros recursos

mulher comprando escova de dentes
As escova mais simples e com cerda macias são a melhor escolha na maioria dos casos.

Esses instrumentos são viáveis para casos específicos, como quando a pessoa tem alguma restrição motora ou limitações de movimentos, pois facilitam a ação de escovar e higienizar a superfície dental. De maneira geral não oriento o uso pelo motivo que o controle dos movimentos sobre o dente ficam sem um controle fino, o que pode provocar retrações gengivais ou lesões na gengiva. É necessário analisar o custo benefício para a saúde bucal durante a escolha destes equipamentos. 

Veja mais: 9 passos para melhorar a escovação

O que evitar?

Escovas duras e médias são muito prejudiciais. A placa bacteriana sobre o dente é mole, por isso basta escovar com delicadeza para removê-la. A ação exagerada da escova pode acabar provocando retração da gengiva, danos e desgaste da estrutura do dente. Por isso todo o cuidado para escovar delicadamente.

Não esquecer!

Outro fator importante é a associação do fio dental, pois ele consegue chegar em locais onde as cerdas não chegam (entre os dentes). Além disso, recomendo visitas regulares ao dentista para avaliar se está conseguindo atingir todas as regiões e com efetividade na escovação, desta maneira se previne danos à saúde bucal.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome