O seu sorriso é o seu cartão de visitas. E para deixá-lo sempre bonito é necessário manter sua boca saudável. Saiba qual é o papel da odontologia nisso tudo e sorria sempre!

É impressionante o poder transformador de um sorriso. Ele atrai olhares, abre caminhos, e facilita o dia-a-dia das pessoas. É um presente, tanto para quem sorri, quanto para quem enxerga esse sorriso. Esse simples ato libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Existem estudos que demonstram que ao sorrir, podemos até ter um alívio de sensações dolorosas, ou seja, sorrir ameniza a dor. Em um estudo publicado em 2007, pela Universidade Loma Linda, da Califórnia (EUA), os estudiosos constataram que o sorrir colabora com a produção de células NK (natural killers), responsáveis por combater vírus e tumores presentes no organismo.

Segundo o cirurgião-dentista Diego R. Santos, estes são apenas alguns benefícios de sorrir, pois esta genuína expressão ainda traz benefícios aos sistema cardiovascular, através da vasodilatação das artérias, e respiratório, por uma hiperventilação que aumenta os níveis de oxigênio no corpo. “Além desses fatores biológicos, sorrir ajuda muito na interação social e na área profissional, pois sorrir também é fundamental para que se possa fazer bons negócios e ter relações duradouras”, diz.

Entretanto, conforme Diego, para usufruir desses benefícios é fundamental sorrir sem ressentimentos ou vergonha, assim uma saúde bucal em dia se torna essencial. “Uma boca doente ou um sorriso esteticamente prejudicado, conforme critérios do seu portador, irá inibir ou até mesmo coibir esta maravilhosa expressão humana”, explica. “Não é incomum vermos relatos de pessoas que não sorriem em fotografias, ou colocam a mão na boca para sorrir ou falar por terem vergonha do seu sorriso. Estes acabam sofrendo com isso, pois não conseguem conviver com plenitude e naturalidade”, completa.

Estamos numa era de muitos avanços tecnológicos, na qual a satisfação humana, a saúde, o bem-estar e a estética são temas muito valorizados. Nessa questão, a odontologia representa um dos setores da saúde que mais se desenvolveu, não somente quanto às técnicas avançadas de reconstrução e correção oral, mas principalmente na personalização dos sorrisos. “A estética do sorriso é tão importante quanto a saúde oral, pois mesmo que a pessoa possua uma boca saudável, se não estiver esteticamente satisfeita com o sorriso ela sofrerá por coibir e inibir uma das mais lindas expressões humanas”, acentua o cirurgião-dentista

Segundo Diego, para trazer a plenitude e o bem-estar dos paciente, hoje a odontologia lança mão de diversas técnicas de reabilitações, que vão desde restaurações, clareamentos até a próteses, facetas estéticas, lentes de contato e implantes dentários. “A atual odontologia oferece uma gama de soluções muito grande, por isso é importante consultar seu dentista e planejar a melhor intervenção para cada caso, pois somente assim, o resultado será satisfatório a ambas as partes”, aconselha.

Por Camila Neumann

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome