Com agilidade e precisão, o scanner intraoral possui muitos benefícios

 

O 3 Shape é um scanner que faz uma leitura completa da arcada dentária. “Ele tem uma câmera intraoral e os dados capturados são enviados para o computador, criando, assim, uma imagem em 3D de altíssima qualidade”, explica a cirurgiã dentista Priscila Ryzy (CRO-PR 16.849).

“Existem várias oportunidades. Acredito que a tecnologia de escaneamento deve ser usada para documentação e planejamento. Por exemplo, ao se comunicar com especialistas de outras cidades ou países, poderíamos usá-lo para relatar uma condição existente do paciente em tempo real”, destaca Priscila.

Esse escaneamento intraoral é mais um dos avanços da odontologia digital, que está cada vez mais prática, fácil de manipular e rápida. “Em 5 minutos registramos os arcos, dentes e tecidos adjacentes, registrando a oclusão com precisão. Não é mais necessário o uso de materiais para moldagem, não precisa repetir o procedimento e também não há a necessidade de pó (spray). Além disso, a precisão é muito superior em relação as imagens tradicionais e o envio ao laboratório é imediato, permitindo que trabalhemos com os melhores do Brasil e do mundo, de forma mais rápida”, ressalta a dentista. 

Com a odontologia digital, paciente e profissional saem ganhando. A qualidade do trabalho final é superior, a adaptação da prótese é melhor e há mais previsibilidade nos resultados finais. “Hoje buscamos sempre o melhor tratamento e o melhor resultado, os pacientes investem tempo, dinheiro e querem o melhor, e com toda essa tecnologia digital é possível”, pondera a cirurgiã.

O scanner pode auxiliar tanto em tratamentos simples quanto no planejamento de reabilitações mais complexas. “Por exemplo, caso o paciente tenha uma prótese para fazer, com essa tecnologia, realizamos o trabalho da forma mais natural possível, já que o 3Shape consegue fazer um mapa de cor real da dentição do paciente, reabilitando um dente e deixando igual os demais. Isso é a tecnologia chegando para mudar o conceito antigo da odontologia, evoluindo e trazendo mais benefícios para o paciente”, comenta Priscila. 

Com o escaneamento na tela, é possível girá-lo de diversas formas, mostrá-lo a partir da oclusão ou lingual, da parte de trás, é possível escolher e detalhar ao paciente qual é o problema de forma mais clara. “Então, os pacientes que diriam ‘eu teria aceitado o tratamento porque confio em você’, agora, por conta do escaneamento e pela demonstração tão convincente, aceitam o tratamento proposto por simplesmente não deixar dúvidas”.

 

Principais benefícios do 3 Shape para o paciente:

  • Evita o método tradicional de moldagem: o método tradicional é desconfortável ou desagradável para muitas pessoas, pois produz náuseas e sensação de sufocamento, além de ser demorado. Com o scanner, o tempo de trabalho com o paciente é mais rápido, visto que uma moldagem tradicional leva até uma hora enquanto o escaneamento leva menos de cinco minutos;
  • Envio da moldagem digital diretamente aos fabricantes: acelera o processo de fabricação e o início do tratamento, nos casos de tratamentos ortodônticos com suportes linguísticos incógnitos ou com alinhadores, como o Invisalign
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome