Mito ou Verdade?

Lavar os cabelos todos os dias propicia à queda capilar?

O conselho da avó era: “minha neta, não lave os cabelos todos os dias porque assim você vai ficar careca”. Muitas pessoas acreditam que lavar os cabelos todos os dias ou usar boné diariamente acresce a queda capilar. Será verdade ou será apenas um mito popular? Confira esta resposta e muitas outras, respondidas pela dermatologista Dra. Renata F. Carrara Tavares.

Quantos fios de cabelo são normais perder durante um dia?

Renata – A média é de até 10% dos fios totais. No entanto, o número de fios perdidos é variável a cada dia, podendo aumentar quando existe alguma doença no couro cabeludo.

Em média, quantos fios de cabelo o ser humano tem no couro cabeludo?

Renata – de 100 a 150 mil fios por couro cabeludo. Os fios capilares estão agrupados em três fases simultaneamente: em média, 30% dos fios estão em fase de crescimento; 60% em fase estável e de 10 a 15% em fase de queda.

Lavar os cabelos todos os dias, principalmente àqueles que têm os cabelos oleosos, propicia a queda capilar?

Renata – Não. Pelo contrário, quem tem cabelo oleoso deve lavar todos os dias para evitar o acumulo de oleosidade no couro cabeludo, o desenvolvimento de fungos e doenças, como a dermatite seborreica, inflamação da glândula sebácea do couro cabeludo, conhecida popularmente como caspa. Mas, é importante levar em consideração que o couro cabeludo leva 24h para secar, assim é recomendado lavar os cabelos durante o dia para não dormir com eles úmidos, evitando desenvolver a dermatite seborreica. Ao usar o secador de cabelo evite colocar em uma temperatura muito quente para não destruir o fio do cabelo e deixá-lo quebradiço. Outra dica, para o inverno, é amenizar a temperatura da água durante o enxágüe do cabelo.

Usar boné diariamente ajuda na queda de cabelos?

Renata – Se usar boné ou boina com os cabelos úmidos pode causar a dermatite seborreica provocando um aumento da queda capilar.

E o uso do gel?

Renata – É aconselhável usar gel de boas marcas com menor teor alcoólico. O álcool seca demais o fio do cabelo. Se a pessoa tiver foliculite, infecção dos folículos dos pêlos, ou dermatite de contato alérgico é preciso evitar o uso do gel.

Como saber quando se está perdendo mais fios de cabelo que o normal?

Renata – Normalmente a pessoa começa a notar o número de fios presentes nas roupas, na roupa de cama, no chão e a redução do volume capilar. A queda capilar é uma queixa bem freqüente aqui no consultório, principalmente do público feminino.

Quais as causas mais comuns da queda capilar?

Renata – A deficiência de ferros, vitaminas e proteínas no organismo, no caso de anêmicos e de dietas que não contêm esses nutrientes, estresse, doenças hormonais, problemas de tireóide, uso de medicações, como anti-depressivos, menopausa, doenças no couro cabeludo como a dermatite seborreica e a psoríase, o eflúvio telógeno, e os quadros androgenéticos, mais comum nos homens.

Quais os tratamentos para a queda capilar?

Renata – Varia de acordo com a causa da queda capilar. No caso de deficiência nutricional repor através de suplementação via oral; para dermatite seborreica usar shampoo e produtos específicos para o tratamento. È importante avaliar individualmente o paciente para receitar produtos tópicos ou sistêmicos que estimulem o crescimento e diminuam a queda capilar.

Qual a medida preventiva para evitar a queda capilar?

Renata – O cabelo é basicamente composto de proteína, por isso é fundamental uma dieta rica em proteínas, como a ingestão de leite, queijo, iogurte, frutas e verduras escuras que possuem biotina e acido fólico e nos casos relacionados a doenças deve-se sempre consultar um dermatologista.

Os tratamentos químicos prejudicam os fios do cabelo?

Renata – È preciso tomar cuidado com o tratamento estético do fio e sempre que for fazer qualquer tratamento químico procurar um salão especializado. A escova progressiva é um exemplo de tratamento químico que deixa o fio extremamente frágil, assim ao fazer a escova é preciso começar a usar um bom shampoo, um bom condicionador, fazer um tratamento com máscaras capilares, hidratação frequente. Evitar o uso da chapinha diariamente, pois também quebra o fio do cabelo.

Tem alguma época do ano que aumenta a queda capilar?

Renata – No outono e inverno há um aumento fisiológico do número de fios em queda, o que às vezes pode ser bem intenso e preocupante, mas que pode resolver-se espontaneamente.

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome