Um dos mitos mais populares sobre a convivência de animais de estimação e mulheres grávidas tem relação à toxoplasmose. Se essa doença é transmitida durante a gestação, pode haver sérias lesões neurológicas no bebê e ainda levar ao aborto. Como a toxoplasmose tem ligação com a presença de gatos, muitos têm receio de manter um gato por perto durante a gestação.

Na verdade, qualquer animal de estimação pode ser um potencial transmissor de doenças, mas, se seguir os cuidados recomendados, principalmente no quesito higiene, não existe problema nenhum na sua convivência com gestantes.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre essa questão, a Revista Mais Saúde conversou com a médica veterinária Karen Christine Kramer.

 

Revista Mais Saúde – É possível ter uma gestação tranquila em companhia dos animais de estimação?

Karen – Sim. As gestantes podem conviver normalmente com os animais. Porém, é preciso ter cuidados com a higiene, principalmente do gato, que é aquele animalzinho que tem mais chance de transmitir doenças. O que nós veterinários aconselhamos é deixar alguém responsável pela higienização do animal, limpando sua bandeja e caixa de areia. Se não houver alguém para fazer isso, é recomendado o uso de luvas. As grávidas devem evitar o contato direto com as fezes do gato, que é o veículo de contaminação da toxoplasmose.

 

Revista Mais Saúde – Os gatos são os únicos animais que podem transmitir toxoplasmose? O cachorro não transmite também?

Karen – Sim, o gato é o hospedeiro definitivo e disseminador da doença. Os cachorros podem pegar toxoplasmose, mas eles não transmitem. Todos os seres humanos e animais podem pegar toxoplasmose, mas o gato é o único animal que faz a transformação do cisto em forma ativa. É resumidamente assim, ele pega a doença de carne crua ou ratos, o cisto entra no organismo e acaba fazendo toda a transformação para se tornar ativo, para contaminar. As pessoas se contaminam mais comumente pelas frutas e verduras de um ambiente onde o gato defecou.

 

Revista Mais Saúde –  A toxoplasmose é transmitida somente através das fezes do gato?

KarenNão. As fezes são a fonte, o veículo de contaminação. Mas, normalmente a toxoplasmose é adquirida por carne crua, leite, verduras e frutas mal lavadas.  É muito difícil adquirir diretamente das fezes do gato. O gato adquire a toxoplasmose comendo rato e carne crua, então vale ressaltar que o animal que come ração e faz suas necessidades dentro da caixinha de areia é muito difícil de adquirir toxoplasmose e contaminar alguém.

 

Revista Mais Saúde – Além da questão de higiene do animal, existem outros cuidados que as gestantes devem ter?

KarenSim. Principalmente não adquirir um gato novo durante a gestação, porque você não tem como saber qual é o histórico do animal, se ele está contaminado ou não, do que já se alimentou, se já ingeriu ratos e carne crua. Não existe exame pra saber se o gato está com toxoplasmose e nem vacina para a doença. Por isso é necessário tomar as medidas de prevenção, cuidando da higiene e não deixando seu gatinho comer carne crua e ratos. Outra questão muito importante: não se deve de jeito algum se desfazer do animal. Isso é muito comum, mulheres que descobrem que estão grávidas e já querem doar seus animais, às vezes até seu cachorro, por falta de informação, por achar que o cachorro também é um hospedeiro. Um animal que só come ração, que toma banho a cada 15 dias, que é vacinado e desverminado, não é um risco para a gestante e nem para o bebê que está vindo. Com cuidados básicos dá para manter o seu animalzinho sim.  Só relembro: não se deve adquirir um animal novo durante a gravidez.

 

Revista Mais Saúde – Existem outras doenças que a gestante pode pegar através do contato com animais?

KarenSim. A mais conhecida é a toxoplasmose, mas existem várias, desde uma doença de pele, que é o mais comum, como sarna, escabiose, até uma contaminação bacteriana. Mas o animal bem cuidado, vacinado, desverminado dificilmente vai transmitir doenças.

 

Por Camila Neumann

 

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome