A especialista em atendimento infantil e familiar, Giselle de Mattos Leão Filha, aproveitou a internet para atender e informar seus pacientes sobre cuidados com a saúde mental

Um grupo em especial sofreu de maneira diferente os efeitos da pandemia no último ano. Crianças e adolescentes viram sua rotina mudar de cabeça para baixo, tendo alterados seus hábitos de estudo, lazer e sentindo uma grande nuvem de incertezas pairando sobre o que conheciam e esperavam do futuro. “Eles sofreram muito em todos os aspectos, emocionais, sociais, intelectuais. As perdas vêm sendo observadas e sentidas aos poucos por toda sociedade, apesar de todos os esforços para que esses efeitos fossem minimizados”, comenta a psicóloga especialista em atendimento infantil e familiar, Giselle de Mattos Leão Filha (CRP 08/09364).

 

Foi por isso que mesmo com tudo parado ela manteve sua atuação constante durante 2020. Além disso, relata que a procura por atendimentos pela internet se intensificou. Entre os sintomas que mais observava estavam a ansiedade e um descontentamento pela falta de rotina, que acarretavam outros problemas, como insônia, compulsão alimentar, tristeza e saudades, por exemplo.

 

Redes Sociais para ajudar

Giselle também teve forte presença nas redes sociais, ambiente onde conseguia atingir diretamente pais e filhos que poderiam estar passando por problemas. Um exemplo disso é a campanha #quarentenasempirarm, aderida por ela. Nos posts que faziam parte, a profissional dava dicas de como cuidar da saúde mental e publicava mensagens de apoio a seus seguidores.

Outra frente de ação que resolveu adotar foi a participação em eventos on-line. Foram dezenas de transmissões ao vivo durante os meses de pandemia, com convites oriundos de diversas instituições de ensino de Guarapuava. E o tempo de isolamento também foi usado pela profissional para se aperfeiçoar, participando, por exemplo, de um simpósio internacional em psicologia e psiquiatria.

Nesses tempos difíceis, ela explica que as pessoas tiveram que trabalhar a inteligência emocional, como forma de superar os desafios. “Tivemos e ainda teremos pelo próximo ano muitos aprendizados que nos acompanharão nesses desafios diários. Empatia, resiliência, humildade, paciência, enfim, habilidades socioemocionais são e serão imprescindíveis para essa jornada”, complementa.

Instagram: @psicologagisellemleao

Facebook: @psicologagisellemleao

Travessa da Independência 222 – Guarapuava, PR

(42) 3036-1616

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome