Os pais devem tomar algumas precauções para manter a diversão dos filhos nessas férias

 

Nessa época do ano os pais devem redobrar os cuidados com suas crianças para que elas não obtenham nenhum tipo de doença ou complicação que possa atrapalhar o restante das férias. A primeira e principal advertência que os papais devem tomar atenção é de passar o protetor solar nos filhos. A incidência de sol aumenta entre as 10 horas e 16 horas, por isso, não é indicado levar os pequenos para fora de casa nesse intervalo de tempo. Pela sensibilidade da pele, o mínimo que se deve usar nas crianças é o fator 30 (de preferência físico) se por acaso for sair com elas em qualquer lugar, mesmo não indo na praia ou piscina, para se obter uma maior proteção contra a forte incidência de raios solares. Antes mesmo de sair, lembrar sempre de passar o produto com 30 minutos de antecedência e de maneira uniforme, em sentido único em todo o corpo da criança, principalmente nas dobrinhas, orelhas, no meio dos cabelos e pés, entre outros.

O que a pediatra Lisiane Stroparo aconselha é que além de utilizar os filtros solares, é necessário a utilização de roupas e acessórios que possam reduzir a incidência de raios solares e beneficiar a saúde da pele da criança. ‘’As brotoejas são um processo inflamatório em glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, que pioram com aumento da temperatura e da transpiração. Para evitar, use roupas leves e largas, preferencialmente de algodão e deixe a criança em lugares frescos. Geralmente não é preciso passar nada no local. Além disso, evitar o contato direto com frutas cítricas, como limão, laranja e maracujá, que podem causar queimaduras e manchas na pele. Se a criança consumir esses tipos de frutas, sempre lavar bem as mãos e o rosto após a exposição.

A alimentação e hidratação são outros pontos importantes. Não leve alimentos prontos quando for sair de casa, pois eles podem estragar facilmente. Além disso, as crianças devem consumir comidas leves, como por exemplo, legumes, grelhados e frutas com alto teor de águas e fibras, como melancia, melão, pera e maçã. Quanto a hidratação, pode abusar no consumo de água e outras bebidas, como sucos e água de coco. O calor excessivo faz com que o nosso corpo perca bastante líquido, e para que as crianças não fiquem desidratadas, é necessário dar essas bebidas para evitar alguns riscos. Diarreia, vômito e febre são sintomas comuns de situações desse tipo.

Ainda segundo a pediatra Lisiane, algumas medidas devem ser tomadas para a segurança da pele dos nossos pequenos, que vão desde os cuidados na hora do banho até na hora de colocar a roupinha. “É necessário evitar o uso de água quente, preferindo o uso de água morna durante o banho. O uso de esponja e qualquer esfoliante na região afetada é contraindicado. O sabonete deve ser hidratante para não irritar a pele e deixá-la ainda mais ressecada. É indicado aplicar hidratantes com substâncias cicatrizantes como Aloe Vera, Camomila e Alfa Bisabolol, que promovem reestruturação da pele.  Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Os tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30% e também pode ser uma opção para a proteção da criança’’.

Após o banho, é necessário cuidar da água que fica presente dentro dos ouvidos da criança. Caso ela fique retida, ela pode fazer com que desenvolva fungos e bactérias dentro desse local, acarretando assim, doenças e infecções. No caso da otite externa, ela é uma infecção do canal auditivo externo causado por bactérias da superfície. Por esse fato é importante os pais sempre estarem atentos aos sinais que os filhos possam passar, como a apresentação de vermelhidões, inchaços e secreções que apareçam no ouvido da criança.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome