Seios muito grandes podem gerar dores nas costas, desvios posturais e incômodo estético

 

             Ter seios grandes e bonitos é o sonho de consumo da maioria das mulheres e sempre foi um fator de grande admiração do público masculino. Como um símbolo máximo de feminilidade, os seios exercem um papel fundamental na estética feminina.

            Embora a maioria das mulheres realmente opte pela prótese de silicone, uma grande parcela da população feminina sofre com um problema exatamente oposto: o excesso de volume dos seios. “Mamas muito grandes podem gerar incômodo estético e principalmente problemas físicos, como dor lombar (decorrentes do grande peso exercido sobre a coluna cervical) e irritações na área abaixo dos seios”, explica o cirurgião plástico Marco Dallegrave.

            Para diminuir o tamanho dos seios, o procedimento indicado é a mamoplastia redutora, que segundo o cirurgião plástico, consiste na diminuição do volume e alteração da forma das mamas através da retirada do excesso de pele e tecidos mamários (gordura e glândula). “Por ser uma cirurgia realizada em mamas grandes, cicatrizes são inevitáveis, porém, as cicatrizes são colocadas de uma forma que fiquem adequadas e com o passar do tempo se tornem imperceptíveis”, diz.

 

Quais mulheres podem fazer a cirurgia? 

               De acordo com o Dr. Marco, a mamoplastia redutora é um procedimento realizado nas mulheres que desejam diminuir o tamanho das suas mamas por motivos diversos, como: dores nas costas devido ao peso das mamas, dificuldade para praticar atividades físicas, de encontrar sutiãs adequados para o tamanho de seus seios, e principalmente por uma questão de vaidade e beleza que a mulher busca em querer ter suas mamas de tamanhos adequados para seu biótipo.

            Contudo, a mamoplastia redutora não é realizada somente por mulheres na fase adulta, ela é também procurada por adolescentes. “Existem meninas na faixa etária de 16 anos que apresentam mamas bastante grandes e pesadas, chamadas de gigantomastia, incompatíveis com a sua estatura e que incomodam essas adolescentes. Nessas meninas também está indicada a mamoplastia redutora”, ressalta o médico.

 

Resultado final

             Segundo o cirurgião plástico, a paciente passará por um processo de Pós-operatório que dura em torno de 20 a 30 dias, no qual ela estará fazendo curativo, drenagem linfática, usando sutiãs adequados pós-cirúrgicos e também terá algumas limitações, como não erguer os braços e não poder dirigir. “Após este período a paciente começa a retornar as suas atividades normais, e o resultado final da cirurgia aparecerá por volta dos 3 meses, quando a mama já terá desinchado e também já estará com a forma estética desejada”, afirma.  

 

Homens também podem recorrer à mamoplastia redutora

Sim homens, vocês também podem! O cirurgião plástico conta que o homem também pode ser submetido à redução de mama por uma condição chamada de ginecomastia, que corresponde ao aumento da mama no homem. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), a ginecomastia é caracterizada pelo excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular, ou uma combinação de ambos, e pode ocorrer de forma unilateral ou bilateralmente.

            A ginecomastia é uma condição que, geralmente, causa desconforto emocional e pode prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade para esconder esse problema. Nesses casos, a cirurgia é uma indicação. Mas, é sempre bom ressaltar que o tratamento é individualizado e que para esclarecer todas as dúvidas, assim como realizar um diagnóstico preciso, você deve consultar um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome