Saiba que o toque tem o poder de liberar os pontos doloridos da musculatura

 

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional, habilitada em prática estética ortomolecular, Talita Tesseroli, a massagem consiste em friccionar os tecidos moles através da pele, atingindo músculos, tendões e sistema linfático. “Na pele existem muitos receptores que captam informações do meio externo e levam até o Sistema Nervoso Central. A massagem estimula o Sistema Nervoso Parassimpático que é responsável pelo relaxamento do corpo e redução da dor, também possibilita um equilíbrio nos níveis de cortisol, diminuindo o estresse e melhorando o sistema imunológico. Destaco ainda que os níveis de serotonina e dopamina aumentam, elevando a sensação de alegria e bem-estar, prevenindo e tratando quadros depressivos”, explica.

As reduções das dores ocorrem devido à liberação de pontos dolorosos na musculatura, chamados de Trigger points. “Considerando que o ser humano tem cerca de 400 músculos espalhados pelo organismo e, estão intimamente ligados uns aos outros, um Trigger point pode desencadear um processo de dor intensa. Esse processo tende a piorar com exercícios físicos e esforços diários”, conta a profissional.

Talita explica que é necessário ter habilidade para identificar esses pontos, e a liberação é feita pressionando firmemente por alguns segundos o local para que os pontos sejam liberados e deixem de causar desconforto. “O acúmulo de ácido láctico no músculo também pode causar dor, principalmente em atletas, a massagem ajuda oxigenar rapidamente a musculatura, aumenta a circulação sanguínea e elimina as toxinas, liberando esse acúmulo de ácido láctico”, revela.

 

Qual a melhor massagem para mim?

Existem diversas variações do tratamento e a forma que pode ser aplicada, com maior ou menor intensidade, dependendo de cada caso. A fisioterapeuta dermato-funcional lista as principais:

Massagem terapêutica: Essa técnica utiliza uma pressão um pouco maior sobre os tecidos com o intuito de atingir tecidos mais profundos, e assim promover o alívio de dores de origem muscular;

Massagem relaxante: Nesse tipo de massagem utilizamos manobras suaves com o objetivo de promover relaxamento através da liberação de hormônios que combatem a tensão muscular, o estresse, a depressão e, ainda, promovem a sensação de bem-estar imediata.

Drenagem linfática: Técnica que ajuda eliminar toxinas do organismo através da eliminação da linfa. Essa massagem tem o poder de eliminar inchaços, reduzir celulite, prevenir fibroses e também é de extrema importância nos tratamentos pós-operatórios e no período gestacional. Ao contrário do que muitos pensam, ela não auxilia na redução da gordura localizada, somente atua na eliminação de líquidos retidos no organismo. É importante procurar um profissional realmente habilitado para aplicar a técnica, pois em cada parte do organismo existem áreas de captação da linfa, se for aplicada em sentido contrário, o inchaço pode aumentar ao invés de diminuir.

Massagem Modeladora: Capaz de gerar a quebra da célula de gordura, bem como uma remodelagem, podendo alterar o contorno corporal. Essa forma de massagem é importante para quem quer perder aquela gordurinha da barriga, culotes, afinar a cintura e eliminar celulites. Normalmente é aplicada com associação de produtos voltados para o objetivo pretendido e também pode ser usado como coadjuvante de alguns equipamentos estéticos, como criolipólise, por exemplo.

Massagem desportiva: Indicada para atletas profissionais ou amadores, esse tipo de massagem terá como foco principal a musculatura mais utilizada na modalidade esportiva que o paciente pratica, podendo evitar e eliminar dores musculares imediatamente após a sessão.

 

Qual a frequência ideal?

Depende do tipo da massagem e dos objetivos. De acordo com a fisioterapeuta, o profissional é quem vai determinar a frequência conforme a necessidade de cada paciente. “Massagens terapêuticas podem deixar a região tratada pouco sensível à palpação, necessitando de um dia de descanso. Em contrapartida, a drenagem linfática pode ser aplicada diariamente durante um tratamento de edema intenso, da mesma forma que a massagem modeladora pode ser feita em tratamento intensificado conforme a pressa da paciente em obter os resultados. Cada caso deve ser analisado e estudado separadamente pelo profissional”, explica.

 

Fazer a automassagem pode me ajudar?

“Pode ajudar sim”, afirma a profissional. Segundo ela, uma massagem suave com óleos, por exemplo, pode gerar relaxamento nos tecidos e evitar uma dor futura, bem como prevenir quadros de depressão através da liberação de hormônios. “Também existem técnicas de massagem modeladora que podem ser aplicadas pela própria paciente, tendo como objetivo afinar a cintura, melhorar o contorno facial e ainda auxiliar nos tratamentos de celulite, promover melhora da circulação e beneficiar a oxigenação dos tecidos”, salienta.

“Atento para a importância de não fazer drenagem linfática caseira como alguns sites e revistas incentivam, a drenagem linfática não é uma técnica simples, é necessário um conhecimento profundo acerca disso. Outra coisa que acontece muito é o “estalar” a coluna do amigo, isso pode levar à perda de movimentos corporais de maneira definitiva e até a morte, essa técnica é chamada de thrust e deve ser aplicada somente por profissionais habilitados”, alerta a fisioterapeuta.

Talita enfatiza que, quando houver quadros dolorosos, a massagem deve ser realizada com cautela, pois o tratamento errado pode agravar o quadro. “Existem maneiras simples de reduzir a dor antes de procurar ajuda. Uma dica sempre válida é o gelo em casos de entorses e contusões e o calor quando sentir a musculatura rígida, isso vai ajudar bastante antes de conseguir atendimento especializado”, diz.

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