Saiba quais são os cuidados especiais na rotina de atividades físicas na época mais fria do ano

O frio chega e a vontade de fazer exercícios diminui. Até mesmo quem está acostumado a praticar exercícios regularmente sente-se menos motivado em dias de frio e chuva. No entanto, exercitar-se nessa época é tão importante quanto nas outras estações do ano, pelos benefícios que a atividade física proporciona.

Segundo a fisioterapeuta Fernanda França, o ideal é não diminuir e nem parar com as atividades físicas no inverno, pois o exercício além de manter o condicionamento físico e queimar calorias (nesta época do ano há maior ingestão de alimentos calóricos), ele também aumenta a liberação de endorfinas (responsáveis pelo bem estar), melhora a qualidade do sono, afasta o sedentarismo, previne doenças respiratórias e cardiovasculares (hipertensão e infarto) e ainda afasta lesões musculares e articulares.

Entretanto, alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas. A fisioterapeuta listou os principais.

  1. Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves e apropriadas para as atividades físicas;
  2. No inverno, o aquecimento para começar a atividade ganha ainda mais importância, pois aumenta a temperatura corporal, aquece os músculos, e prepara as articulações prevenindo eventuais lesões;
  3. Hidratação antes, durante e depois das atividades físicas é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração, requerendo hidratação;
  4. A respiração adequada na hora do exercício é a nasal, pois ela protege da umidade de ar seco e muito frio;
  5. Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias, clubes e estúdios que possuem climatização;
  6. Porém, se você prefere a prática ao ar livre, é preciso evitar as temperaturas muito baixas, ou escolher um horário de sol.

A fisioterapeuta acentua que não existe um exercício ou atividade física mais indicada para o inverno. “O que deve existir é uma atenção maior e adaptação do corpo em função das condições climáticas para o movimento que será desenvolvido no período de baixas temperaturas”, explica. “Os exercícios aeróbicos variados e atividades de fortalecimento, promovem perda de gordura e ganho de massa muscular, além de melhorarem o condicionamento cardiovascular e assim resultando no bem estar geral”, completa.

Por:Camila Neumann

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome