Além de promover o bem-estar, a sauna é uma aliada no combate de diversas doenças

A sauna é sempre uma boa opção para quem procura uma prática que relaxe corpo e mente. No entanto, esses  simples 15 minutinhos de relaxamento são mais benéficos para saúde, do que a maioria das pessoas imagina. Segundo a fisioterapeuta Talita Tessaroli a sauna proporciona diversos benefícios para o corpo, contribuindo, por exemplo, para aumentar a quantidade de oxigênio e nutriente dos órgãos. “Os pulmões, por exemplo, são beneficiados pela sauna, pois há uma vasodilatação dos brônquios, fazendo com que haja uma melhor entrada de oxigênio para esses órgãos. Já o cérebro é beneficiado através da liberação de proteínas que são utilizadas na produção de novos neurônios”.

Além dos órgãos, a sauna aumenta os níveis de prolactina – estimulador do corpo-lúteo e a produção de leite pelas glândulas mamárias, lactogênio e galactina, a endorfina, sistema nervoso,  e norepinefrina – influência no humor, ansiedade, sono. Para Talita, o sistema muscular também se favorece  do aumento de oxigênio proporcionado pela sauna. “Há um aumento no número de fatores de crescimento e proteínas de choque térmico através da exposição do indivíduo ao vapor da sauna, melhorando assim sua função e auxiliando no aumento da massa muscular e resistência atlética”.

 

Benefícios para a pele

A pele sofre forte impacto na sauna, o corpo pode aumentar sua temperatura para 41 a 42º. Segundo a fisioterapeuta, nesta temperatura, a pele fica mais firme, reduzindo a flacidez gerada por processo natural de envelhecimento, gestação ou emagrecimento. “Como os poros se dilatam com o calor, fica mais fácil eliminar impurezas como cravos e espinhas. Através do calor gerado também há um aumento na oxigenação da pele, melhorando o transporte de nutrientes, deixando a pele mais macia, e hidratada, protegendo as camadas internas de maneira mais adequada”. É aconselhável usar hidratantes e cremes de tratamento após a sauna, isso aumenta a absorção dos produtos na pele.

 

Desintoxicação através da sauna

Uma prática centenária em países nórdicos é a utilização da sauna para a desintoxicação. Conhecida como sauna de infravermelho é voltada, principalmente, para purificação e desintoxicação do corpo através da pele. Esse processo é conhecido por gerar uma “febre artificial”.

Para Talita, a sauna promove a cura de processos infecciosos, doenças virais, fungos e até células cancerígenas, uma vez que as ondas infravermelhas eliminam metais pesados, gordura, entre outras toxinas. “Lembrando que as saunas comuns não chegam a gerar um processo de destoxificação do organismo. A sauna infravermelha aquece o corpo de dentro para fora e por isso gera destoxificação, enquanto a sauna comum aquece de fora para dentro gerando somente eliminação de líquidos e sais minerais”.

Entre outros benefícios da utilização constante da sauna estão:

  • Auxilia no tratamento de doenças cardiovasculares devido ao fato de melhorar a circulação periférica;
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório fazendo com que o coração trabalhe com até 70% da sua capacidade máxima através do aumento da frequência cardíaca;
  • Reduz o inchaço podendo eliminar de 500g à 2.500kg em uma única sessão devido à sudorese, que elimina líquidos e sais minerais;
  • Auxilia no funcionamento de glândulas endócrinas que regulam o humor, funções sexuais e processo reprodutivo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Combate o estresse;
  • Melhora a hidratação capilar;
  • Alivia dores musculares e produz o relaxamento muscular;
  • Auxilia na desobstrução dos poros mantendo a pele limpa;
  • Melhora a resistência do organismo ao calor;
  • Melhora quadros de diabetes.
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome