Trabalhadores precisam ficar atentos às doenças que podem incapacitar a movimentação e impedir que continue a exercer o seu trabalho

 

Já ouviu falar sobre a LER e DORT? Se você trabalha em frente ao computador e passa a maior parte do tempo sentado é de suma importância que você conheça esses termos. Ambas são doenças ocupacionais, ou seja, algum prejuízo à saúde que está relacionado ao trabalho.

 

  • LER significa Lesão por Esforços Repetitivos. Se refere não somente a lesões por repetitividade, mas também por posturas incorretas e esforço físico;
  • DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e está relacionada a distúrbios nos músculos, tendões ou articulações. 

 

Durante e depois da pandemia da Covid-19 a modalidade de trabalho home office aumentou muito”, afirma a fisioterapeuta Jaqueline Santana Kirchbaner (Crefito: 193312-F), “Com isso horas, aumentam também as horas de trabalho em frente ao computador ou celular, surgindo muitas dores e problemas posturais”.

Dessa forma, a fisioterapeuta explica que ficar muito tempo na mesma posição sentado, por exemplo, ou fazer repetidamente o mesmo esforço, sem pausas é a principal causa para as doenças. “Isso pode trazer complicações maiores como tendinites, bursites, problemas na coluna, entre outros”, conta a doutora. 

 

Como tratar e prevenir?

“O tratamento pode ser feito por meio da fisioterapia, existem aparelhos para reduzir a dor e exercícios específicos. Além de incluir na rotina pausas no trabalho e movimento sempre que possível”, destaca Jaqueline.

A fisioterapeuta aconselha que para a prevenção, pequenos hábitos como fazer pausas e se levantar para ir ao banheiro ou beber água, por exemplo, a cada 60 minutos já são muito importantes. “Os exercícios de alongamento e mobilidade são ótimos aliados para prevenir LER e DORT. O ideal seria o trabalhador procurar uma prática que movimente o corpo inteiro para ter. Além de encaixar a prática na rotina de duas a três vezes na semana. O pilates é muito indicado pois irá trabalhar fortalecimento, alongamento e mobilidade”, aconselha. 

Outras maneiras de prevenção é buscar sempre manter a postura correta com as costas eretas e se apoiar no encosto da cadeira. E se puder, utilizar cadeiras em formato ergonômico, apoios para os pés e para os punhos.  

 

 Alongamentos simples para prevenir a LER e a DORT

Pescoço: gire o pescoço no sentido horário e no sentido anti-horário.

Punhos: com os braços esticados na sua frente puxe os dedos da mão levemente para trás com a palma da mão para frente e para trás, faço isso com o punho direito e esquerdo. 

Braços: entrelace os dedos e estique os braços para frente, para cima e para trás. 

Coluna: sentado ou em pé, relaxe a coluna e encoste as mãos no chão, procurando colocar a cabeça entre os joelhos. Retorne devagar, a cabeça sendo a última a levantar. 

De pé gire a coluna e o quadril no movimento horário e anti-horário. 

Pernas: de pé dobre o joelho e o segure puxando em direção ao peito, faça com as duas pernas.

Dobre a perna para trás e segure o pé no bumbum e puxe o máximo que conseguir.  

Lembrando que os exercícios não são para aumentar a flexibilidade e sim para relaxar o corpo. Por isso obedeça os limites dele. 

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome