Em 2010 ocorreu o primeiro contato como praticante de Pilates, quando foi paciente de uma colega em uma clínica onde realizava estágio. O amor simplesmente aconteceu e de lá para cá o Pilates a fez evoluir como profissional e pessoa

Joana é, antes de tudo, apaixonada pelo que faz. Esse amor entre ela e seu trabalho com Pilates começou quando ainda era universitária. Após concluir sua graduação, no início de 2011 a profissional realizou a formação completa no Método Pilates – Studio, Solo e Acessórios, comprando parte dos aparelhos clássicos do Método em parceria com a proprietária da clínica onde trabalhava. “Foi aí que comecei a utilizar com alguns pacientes e o resultado era incrível. Não precisava mais ficar na monotonia de elásticos, caneleiras e eletroterapia. Aquilo era muito mais dinâmico, eram estímulos diferentes associados aos princípios básicos do Pilates, a concentração e respiração, os quais ajudavam o paciente a realizar uma leitura do próprio corpo e ter consciência sobre seu processo de tratamento, tornando-o muito mais acessível”.

A profissional sabia que aquilo iria ajudar a tratar, reabilitar e condicionar muitos pacientes. Assim, descobriu que o Pilates é uma das ferramentas mais valiosas que a fisioterapia tinha em mãos, possibilitando trabalhar inúmeras abordagens. Porém, ao longo dos anos sentiu a necessidade de ter o seu próprio estabelecimento clínico que utilizasse o Método Pilates como principal recurso de reabilitação. “Foi assim que em março de 2012, após meses de preparo, eu finalmente abri as portas do meu próprio negócio, a Clínica Physio Saúde e Bem-Estar. E assim começaram cada vez mais e mais estudos e cursos, e foi em 2013 que a minha vida mudou de vez, quando realizei a formação em NeoPilates, método criado e desenvolvido pela fisioterapeuta Amanda Braz em 2010. Foi com esta profissional, a qual devo toda minha inspiração, que eu realmente entendi o que era o Pilares de verdade”, conta a profissional.

Pilates e NeoPilates

O Pilates não é só alongamento. Não são apenas aparelhos, nem bola e nem Studio. Ele vai muito além de tudo isso. Você pode estar em um famoso aparelho clássico executando um exercício, mas não estar praticando Pilates, assim como você pode estar no conforto da sua casa e estar praticando Pilates, pois o que o diferencia de outros métodos é justamente a forma como você o realiza. Joseph Pilates chamou sua técnica de “Contrologia”, e a definia como “a arte do controle entre mente e corpo em sua totalidade”, e para chegar neste equilíbrio, precisamos respeitar 6 princípios fundamentais: respiração, concentração, controle, fluidez, precisão e ativação do nosso centro de força, nosso CORE.

Com base na definição de Joseph Pilates, a fisioterapeuta Amanda Braz veio consolidar ainda mais essa proposta com o Neo®Pilates, unindo princípios do Pilates com técnicas funcionais e atividades lúdicas e circenses, complementando ainda mais todas as ferramentas de tratamento e promoção da saúde para o fisioterapeuta. “Com o Pilates e Neo®Pilates eu tenho ferramentas riquíssimas para exercer a fisioterapia, e o melhor: transformar a vida do meu paciente fazendo ele entender os princípios da contrologia e leva-los para sua prática diária, transformando o Pilates em um estilo de vida”, destaca Joana.

Assim, Joana foi desenvolvendo uma maneira de constantemente estar estimulando seus pacientes, criando setores de Pilates dentro da Clínica, como os de aparelhos clássicos, setores de Neo®Pilates em suspensão, em instabilidades e em aparelhos exclusivos Neo®, setor de Solo com acessórios como bola, anéis, elásticos e outros, trazendo todas as formas de aplicar o método para seus pacientes, gerando muito mais estímulos e reações corporais, mantendo as sessões diferentes, dinâmicas e divertidas.

“Com 10 anos de caminhada e prática com o Pilates, posso dizer que a aplicação do método no processo de tratamento é extremamente efetivo, pois você estimula o indivíduo a realizar uma conexão com seu corpo, a fazer uma leitura de todas as suas limitações, facilidades, medos e anseios, respeitando sempre o seu próprio ritmo, onde natural e progressivamente todos os sistemas corporais passam a assumir um equilíbrio”, diz a fisioterapeuta.

Transformações

Em 2020, com 8 anos de existência, a Clínica passou a levar o nome da profissional: Clínica Joana Likes – Pilates e Fisioterapia. Além da fisioterapia, empreender é uma tarefa difícil, mas que estava nos planos e sonhos de Joana. “Foi difícil o início, hoje em minha atual recepção, já estiveram três aparelhos gigantes do Pilates, mal dava para uma pessoa abrir os braços em algum movimento. Mas, eu sempre dei um jeito, pois eu sabia que eu precisava gritar para o mundo que aquilo era fantástico, que a fisioterapia não é ‘choquinho’ e que nós precisamos de MOVIMENTO. Quando você é um empreendedor persistente e apaixonado pelo serviço que presta, a caminhada se torna mais leve! Graças a muito esforço e apoio do meu marido e dos meus pais amados, dos pacientes e clientes e de todos os colegas que já estiveram e estão na equipe, nós crescemos e hoje somos referência quando o assunto é exercer a fisioterapia através do Pilates, além de estarmos formando novos profissionais, pois hoje faço parte da equipe de professores do Neo®Pilates, formando profissionais em Guarapuava-PR, além de sermos também sede dos cursos de formação de Pilates pela VOLL. E já adianto: estamos com muitas novidades para 2021! Pois quando você ama e acredita, dá certo!”, reafirma Joana.

Este ano todo tem sido desafiador para a profissional devido a pandemia. “Como profissional da saúde, minha obrigação foi adaptar toda a estrutura física da Clínica para continuarmos com nossos atendimentos, assim como nos adaptarmos como profissionais. Muitas coisas mudaram, hoje nosso Conselho de Fisioterapia, o COFFITO, permite realizarmos os atendimentos à distância, fato que possibilitou continuarmos a dar assistência para todos os pacientes e continuamos prestando o serviço a distância para todos aqueles que se enquadram neste tipo de tratamento”.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome