O pilates têm inúmeros benefícios, podendo ser indicado para melhorar a respiração e postura

Independente da idade, o pilates é indicado para todas as pessoas, desde sedentários até atletas. De acordo com a fisioterapeuta Danielli Pontarolo, a atividade pode ser feita também para a manutenção de músculos e articulações ou indicado para a reabilitação.

O pilates garante inúmeros benefícios a seus praticantes. Entre eles, estão o fortalecimento melhora da flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, estimulação do equilíbrio e coordenação motora, além de diminuir a ansiedade e estresse. “O pilates também é um aliado na gestação, onde ele contribui para facilitar o parto devido ao fortalecimento pélvico, diminuir os desconfortos lombares e se recuperar de forma mais rápida no pós-parto, sendo cesárea ou parto normal”, explica Danielli.

 

É necessário aliar o pilates a outras atividades?

Aliar outras atividades junto ao pilates depende de qual é o objetivo do aluno. “A maioria que chegam para mim e procuram uma atividade para alongamento e fortalecimento global. Caso o objetivo seja a perda de peso, o ideal seria intercalar com exercícios que tenham um gasto energético alto”, diz Danielli.

O indicado é realizar aulas de pilates de duas a três vezes por semana, pois dessa forma é possível estimular o seu corpo com frequência.

 

Pilates na terceira idade

A terceira idade é uma fase da vida que chega para todos os seres humanos trazendo grandes mudanças. “Cada aluno é diferente, as sessões para idosos podem ser sempre adaptadas. O pilates para terceira idade contribui para o reestruturação postural, manutenção das funções orgânicas, recupera funções motoras perdidas, fortalecimento, alongamento e autonomia nas tarefas do dia a dia”, salienta Danielli.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome