Um encontro com a espiritualidade, por Edson Carlos Crema

Este é o tema do quarto livro do escritor e médico Edson Carlos Crema, nutrólogo, cardiologista e especialista em longevidade saudável (equilíbrio entre nutrientes e hormônios)

Existem na vida coisas inegociáveis e uma delas é o zelo pela nossa espiritualidade. A espiritualidade é um conceito que discutimos em muitos textos que escrevemos e é muito importante em nossos dias, pois trata-se de um material civilizatório, em que a filosofia, a psicologia, a teologia e outros ramos das ciências educam e incentivam a prática do bem, cuja relação está muito conturbada em nossos dias.

Nossa formação é cristã, mas quero compartilhar com todas as crenças, etnias, tendências partidárias e sexualidade. No contexto bíblico, um dos homens mais sábios e inteligentes nos convenceu que tudo o que ocorre debaixo do céu e acima da terra é mesmice, pois tudo se repete, como falou Salomão. Então cabe a nós humanos, colocar mais tempero, cheiro, sabor e perfumar o ambiente em que vivemos, já que Eu sou Eu e minhas circunstâncias como se referiu Ortega e Gasset. A medicina está centrada no homem e este é o motivo de nosso estudo. Por ser o homem o único animal que ama, um ser solidário, gentil, sincero, paciente e porque tem a capacidade de construir belezas. Trabalha com o belo, mas, cada vez mais, cria armas mortíferas e está construindo um comportamento à mercê do dinheiro, sofre de um vazio existencial, que nada preenche.

Como construiremos uma civilização da cidadania mundial se temos questões éticas a resolver e comportamento alheio as nossas tradições, virtudes, principalmente na prática de ser verdadeiro, temperante, altruísta, justo, prudente, obediente, humilde e dotado de fé, que são atributos positivos e deveriam ser hábitos constantes na construção do bem. O filósofo Vatimo disse que a religião nunca esteve ausente na vida de qualquer sociedade, em qualquer momento ou lugar. Este novo interesse, não é necessariamente uma volta a algo que se perdeu, mas a sensação de reencontrar algo latente, mas não ausente. Necessitamos, nós humanos, transcender, sair de si, colocar-se acima das aparências e buscar um além, mas próximo da verdade.

Foram os gregos que definiram saúde como mente sã em corpo são, conceito que vigora até os nossos dias. Mas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como bem-estar físico, mental e social. Já a espiritualidade, tema que me vejo bastante envolvido, define o homem como um Espírito que tem uma Alma que habita um Corpo. Nossos estudos permitem fazer a seguinte afirmação: “a saúde humana está na UTI”. Não gozamos plenamente desse conceito amplo, porque o viver humano fragmentou a saúde. Nem sempre estamos bem no físico, no emocional e no espiritual.

Nosso corpo padece em insônia, fadiga, cansaço crônico, depressão, artrose, pele, unha e cabelos fracos, osteoporose, cânceres, doenças cardiovasculares, alergias, desprazer em viver, hipotireoidismo, fadiga adrenal, falta de libido, baixa imunidade e estamos ganhando peso. O mundo contemporâneo está carente de vitamina D, melatonina e ômega 3, indispensáveis à saúde em nossos dias. A informação é que tem solução para esses problemas, através de exames e tratamentos especializados. A questão vital, é que a alma (mente) também está doente, porque no atual momento histórico, pensamos mal, agimos mal, respiramos mal, nossas vontades, nossos desejos e nossa alimentação está mal direcionada, pois, o nosso mentor intelectual, o ego, está equivocado, porque busca a felicidade física, ignora que quando pensamos bem, temos oportunidade de sermos  melhores e os mais felizes. Esse é o conceito de saúde emocional, que é decorrente dos nossos padrões de vida. E como faremos para reabastecer nossa força física e emocional? É a grande questão do momento.

Nosso padrão científico e moderno opera uma separação drástica entre corpo e mente e perde a visão totalitária do homem. Porque a grande resposta para esta questão vem do Espírito, vem da nossa profundidade, lá onde habita a nossa consciência, pois é ela que capta a outra realidade, o mundo espiritual. O homem não é um projeto para a morte, mas sim para a vida. Não somos mais exterioridade e interioridade, mas também profundidade. O espírito não é uma parte ao lado da outra (físico e emoção), é o ser humano inteiro, porque é pelo espírito que vemos além das meras aparências, captamos o profundo e neste espaço existe uma moeda circulante, o amor e o perdão, requisitos para a correção da alma, da mente, do ego. O amor tem vários nomes, quando somos pacientes, bondosos, humildes, generosos, tolerantes, inocentes, sinceros, delicados, não procuramos apenas os nossos interesses e não julgamos, praticamos o amor. Quando esquecemos tais valores, perdemos saúde mental e os consultórios médicos e psicólogos nos revelam em menos de 10 anos nas consultas, a busca de soluções para nossas doenças será a busca de soluções para depressão, mágoas, medos, ressentimentos, obsessões, drogas, dependências químicas, tal é a pressão do mundo moderno sobre o homem atual. A emoção direciona o acometimento celular e teremos mais cânceres, falta de imunidade, pressão alta, doenças cardiovasculares e muitas outras corporais.

Somente o Espírito é o combustível para a saúde como um todo. Faça da sua saúde um bem necessário e um investimento sem risco. Reserve um tempo para refletir sobre o nosso texto. Garantimos que não se trata de algo muito distante da nossa realidade atual. Precisamos libertar-nos do estresse excessivo, dessa baixa autoestima e devemos buscar o aproveitamento máximo em cada dia da nossa existência.

Essa é uma visão holística sobre o homem moderno. Mostramos que a verdade não é fracionada e sim integralizada. Como diz Averróis: “O mundo é dividido entre homens com inteligência e sem religião, e homens com religião e sem inteligência”, sejamos inteligentes fazendo com que a inteligência trabalhe pela espiritualidade, que nada mais é do que a busca do bom, do bem, do belo e do justo.

Saúde e prosperidade. Todos os dias em nossas vidas, amigo, são especiais e devem ser considerados como dia de natal e ano novo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome