No artigo dessa semana Dr. Edson Crema reflete sobre a melatonina

Nosso organismo, quando percebe a ausência de luz, secreta Melatonina. A melatonina é um neuro-hormônio secretado pela Glandula Pineal no cérebro. Sua secreção ocorre no período da noite, após as 18 horas. Um horário em que os animais de hábitos diurnos diminuem suas funções. Com o desaparecimento da luz diurna e o início da noite acontece a produção deste hormônio.

É por isso, que as aves por volta das 18 horas já estão preparadas pra dormir: as aves nas árvores e as galinhas nos galinheiros. Por volta das 5 ou 6 horas da manhã, ocorre o despertar e é por isto que o galo tem hora pra cantar.

O universo todo conspira para estes horários na criação.

A luz solar deve desaparecer para que o estímulo da noite relaxe o organismo dos animais com hábitos diurnos e ocorra o mecanismo da produção de melatonina e muitos outros hormônios E uma boa parte da humanidade trabalha enquanto devia dormir. Este mecanismo fisiológico pode se alterar e mudar a rotina celular provocando estresse e favorecendo o aparecimento muitas doenças como câncer.

A melatonina está relacionada com o início do sono noturno e um marcador da hora de dormir. A noite aumenta sua produção e o dia diminui, coincidindo com o período que estamos acordados. Sua produção está diminuída quando há excessiva exposição a luz durante a noite: televisão ligada, celulares funcionando.

Período menstrual tem também uma baixa na produção de melatonina, bem como nos organismos de pessoas idosas e em casos de depressão sazonal. Como a melatonina é sintetizada a partir do aminoácido Triptofano pode ser administrado a estes pacientes com muito benefícios.

 

A melatonina e seus benefícios

Adicionalmente, por sua grande gama de funções biológicas, a melatonina é um potente agente terapêutico de alta eficácia no tratamento de muitas enfermidades como o câncer, doenças auto imunes e transtornos degenerativas como Alzheimer e Doença de Parkinson.
E quem tem qualquer tipo de câncer pode tomar melatonina mesmo fazendo quimio e radioterapia.

Acrescente-se, que dependendo do tipo de tumor e da dose, sozinha ou em conjunto com outras drogas usadas na quimioterapia. Também tem potencial para prevenir aparecimento de tumores e capacidade terapêutica para retardar a progressão maligna e disseminação metastática. Existem trabalhos científicos que a melatonina tem potencial para retardar câncer de mama. As evidências sugerem que tomar o hormônio é seguro, embora haja relatos raros de casos de dor de cabeça e sonolência diurna.

Mas a administração de melatonina aos pacientes é segura e não costuma trazer efeitos colaterais. Algumas substâncias podem inibir a produção como o propranolol, a cafeína e o álcool.

Sintomas como fadiga, falta de energia, falta de apetite, dores musculares, infeções frequentes por falta de imunidade, hipoglicemia e pressão baixa podem se relacionar com falta de melatonina. E um dos efeitos benefícios da melatonina está ligada a benefícios com a pele atuando junto com o Cortisol.

O cortisol conhecido, como hormônio do estresse, fornece apoio e bem estar e sobrevivência para o organismo durante o dia. E durante a noite, quem garante estas ações é a melatonina que também desacelera doenças e envelhecimento.

Entretanto, por ser um assunto recente, o uso da melatonina, muitos profissionais seu uso deixam de lado, a orientação dos outros benefícios da melatonina. O mundo globalizado traz benefícios, também um alto nível de estresse com doenças degenerativas e tantos tipos de câncer em que a melatonina poderia ser usada preventivamente.

Deixemos de vulgarizar a melatonina e passemos a enaltecer seus muitos benefícios.
Mesmo que não tenhamos um sono adequado, não devemos deixar de tomar. Mantenha seu uso, pelos benefícios que seu organismo pode vir a ter.

 

Popularidade e eficácia

É inegável que a sabedoria científica e a sabedoria popular popular podem andar de mãos dadas. Vejam quantas mensagens existem que podemos conhecer e delas nos beneficiarmos:

Diz- me o que comes e te direi quem és.
Velho que se cuida, cem anos dura.
Devagar se vai ao longe.
É melhor prevenir que remediar .
Prevenir é também uma maneira de se tratar.
É a saúde que é a verdadeira riqueza e não peças de ouro ou de prata.
Cuidar da saúde e bem estar também é se amar.
Quem quiser ter saúde, procure-te lá na alma.
Quem se apaixona por si mesmo, não tem
rivais.

Termino, desejando que tenha boas noites, durma bem, tenha sonhos coloridos, acorde feliz e iluminado pela ação da melatonina.

E na luz da manhã, confie em Deus, com todas as suas forças e Nele aguarde com esperanças.

Max Lucado deixa tbem uma mensagem para vivermos bem :
Se nós nós concentrarmos em gigantes, certamente cairemos.
Mas se nós nos concentrarmos em Deus, os gigantes cairão .
E não esqueça a noite foi feita mesmo para dormir e o dia para ficarmos acordados.

 

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome