A partir do consumo excessivo de sorvetes, podem surgir doenças como o diabetes

 

As temperaturas altas são um convite para saborear um delicioso sorvete, que é uma sobremesa a base de lacticínios, como o leite e a nata.  De acordo com a nutricionista Aline Jabur, apesar de ser saboroso, é prejudicial à saúde. “O sorvete é rico em açúcar e em gordura trans. Geralmente é feito com a adição de corantes e emulsificantes e, além disso, a maioria dos sorvetes consumidos são de massa e a sua base é o leite, que hoje em dia é considerado um alimento vilão. Na sua composição nutricional, pode-se perceber que os ingredientes não são saudáveis, por isso,  é considerado um inimigo da saúde”.

Por ter uma fonte alta de açúcar, existem doenças que podem surgir através do sorvete, como é o caso do diabetes. “Além do diabetes, que é uma doença bem frequente entre os indivíduos que têm o hábito de consumir açúcar em excesso, e também sendo rico em gordura trans, juntamente com o açúcar se consumido em grande quantidade, pode acarretar no aumento dos triglicerídeos”, explica a nutricionista.

Para os apaixonados por sorvete, porém, fazem parte de grupos que precisam evitar alimentos com excesso de açúcar, como é o caso dos diabéticos, a nutricionista Aline explica que há sorvetes feitos especialmente para quem sofre com este tipo de doença. “Existem sorvetes com teor reduzido de açúcar podendo ser consumido tanto por diabéticos como os indivíduos que prezam por uma alimentação mais saudável, mas mesmo nestes casos, o ideal é ter cautela”, explica.

 

Como podemos substituir o sorvete?

Geralmente consumimos o sorvete no verão, buscando amenizar o calor. Entretanto, o açaí também garante o frescor, e ainda, é rico em nutrientes. “O açaí traz muitos benefícios, pois é rico em minerais, é farto de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, carboidratos, proteínas e lipídios. O açaí também é rico em antioxidantes (flavonoides), que contribuem para o rejuvenescimento celular e melhoram a circulação sanguínea. O único açúcar que há nele é proveniente do seu carboidrato, sem adição de açúcares, enquanto o sorvete de massa tem mais malefícios, pois os ingredientes que o compõem não são saudáveis”, ressalta Aline.

Além do açaí, os picolés à base de água podem ser aderidos, pois são saborosos e refrescam.  O sorvete de palito, como também é chamado, é uma excelente opção para manter o corpo hidratado em dias com altas temperaturas. “Geralmente indicamos os sucos naturais, composições com duas ou três frutas, como por exemplo, um suco de abacaxi, morango e laranja ou um suco detox, com couve, abacaxi, maçã e gengibre, uma limonada sem adição do açúcar e as águas aromatizadas, que podem ser deixadas em consultórios, lanchonetes e outros”, indica a nutricionista.

Se você gosta de picolés e quer aprender a fazê-los em casa, veja a receita caseira que vai fazer a alegria de toda a família nestes dias quentes!

Picolé de frutas

Ingredientes:

– 40 g de uvas;

– 55 g de cereja sem sementes;

– 50 g de morango;

– 35 g de ameixa;

– 50 ml de suco de uva integral;

– 100 ml de água;

– 15 gotas de adoçante (preferencialmente à base de estévia);

– 6 palitos de picolé.

Modo de preparo:

Corte as frutas em pedaços. Por exemplo: as uvas ao meio, os morangos em quatro partes e as ameixas em fatias. Reserve.

– Prepare o suco de uvas. Coloque o suco em um copo (a quantidade de suco não excederá dois dedos). Complete com água e adoce com o adoçante.

– Em uma fôrma para picolés, distribua os pedaços de fruta até acabarem. Espete os palitos, para que fiquem resistentes. Preencha cada forminha com o suco e coloque para congelar.

Essa receita pode ser preparada e congelada por aproximadamente 30 dias. Você pode consumir como sobremesa no almoço ou intervalo das refeições. Esta é uma maneira interessante de estimular o consumo de frutas, principalmente nas crianças.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome