Usar açúcar como uma forma de ação calmante com toda certeza é uma péssima escolha! Principalmente por esse hábito gerar um estímulo ao vício. Segundo a nutricionista Priscilla Franceschini, quando você consome açúcar ou alimentos com alto teor de açúcar, você tem um pico de dopamina (sensação de prazer) e insulina. O problema é que quando esse estímulo é feito de forma errada, como com o açúcar, gera um vício, porque ao mesmo tempo que temos um pico de dopamina, rapidamente ela cai e, em pouco tempo, o corpo cria uma relação vício e necessidade, precisando novamente de açúcar, gerando quadros de ansiedade e quadros inflamatórios (pela alteração da insulina). Assim se forma o ciclo viciante do açúcar. Ou seja:

  • 1º passo:  consumo de açúcar;
  • 2º passo:  pico de insulina e dopamina;
  • 3º passo: prazer – logo ocorre queda da insulina e dopamina;
  • 4º passo: organismo sinaliza novamente a necessidade do consumo de açúcar.

 

Substitua

Para objetivos de ação calmante opte principalmente por uso de chás, de preferência sem a adição de açúcar. Alguns deles combinam propriedades calmantes, capazes de relaxar, tirar a ansiedade e combatem a insônia e estresse causados no decorrer do dia, além de liberarem uma incrível sensação de descanso. São eles:

  • Erva-cidreira: chamado também de capim limão, calmante;
  • Melissa: também com ação calmante;
  • Camomila: O mais conhecido de todos, excelente efeito.
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome