Rico em vitaminas, ele reduz os níveis de diabetes, colesterol e doenças cardíacas

 

O bacalhau possui propriedades valiosas para a saúde. Além de tudo, o óleo de fígado de bacalhau é uma fonte de nutrientes e de vitaminas essenciais, incluindo a vitamina D e vitamina A, bem como ácidos gordurosos, ômega 3 e os anti-inflamatórios. De acordo com a nutricionista Carolina Mattiello, este peixe é uma opção saudável de proteína magra com alto poder nutritivo. Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao comprar o bacalhau. “É preciso verificar a sua classificação e tipo, o bacalhau legítimo é largo, a pele deve soltar facilmente, a cor é palha, verificar se está bem escovado, sem manchas escuras”.

Além dos cuidados na compra do peixe, Carolina ressalta que é necessário prepará-lo corretamente. “A pele deve sair facilmente, não deve ser fervido, no caso do bacalhau salgado. Para reduzir o seu teor em sódio, devemos molhá-lo bem antes de sua utilização, não sendo necessária a adição extra de sal”. Além disso, o tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas. Para postas mais grossas, cerca de 48 horas e, com o bacalhau desfiado, são necessárias seis horas.

Tomando esses cuidados com o preparo do peixe, os benefícios são inúmeros. Dentre eles:

  • Valor nutricional do bacalhau: Assim como a maioria absoluta dos peixes, o bacalhau tem fácil digestão, com grande quantidade de proteínas, potássio, iodo, ferro, cálcio e outros minerais.
  • Regulador dos níveis de diabetes: Para pessoas que sofrem de aterosclerose e doença cardíaca diabética, o bacalhau é provavelmente uma das melhores fontes de carne. “Aqueles que consumiram este peixe regularmente foram vistos com menores ricos de ataque cardíaco. Além disso, o peixe de bacalhau atende aos requisitos para o preenchimento da vitamina B12. A vitamina B6, juntamente com B12, mantém os níveis de homocisteína baixos e, portanto, reduzem as chances de problemas cardíacos”, afirma Carolina.
  • Benefícios para a saúde muscular: Sendo uma boa fonte de ácidos graxos, o bacalhau ajuda a melhorar o funcionamento dos músculos cardíacos humanos, mantendo a pessoa segura do risco de acidente vascular cerebral isquêmico. Além disso, uma dieta rica em peixes diminui os níveis de triglicerídeos, mantendo o colesterol sob controle.
  • Previne o câncer: A possibilidade de contrair carcinoma de células renais, um tipo comum de câncer de rim, pode ser reduzida em grande medida, incluindo o bacalhau na dieta. Isto é devido à presença de ácidos graxos em peixes gordurosos.
  • Reduz as calorias: A incorporação de alimentos ricos em proteína magra para a sua refeição pode reduzir a ingestão calórica total, mantendo o peso corporal total sob controle. Estudos indicam que alimentos com densidade nutritiva, como bacalhau, têm baixas calorias que podem evitar o ganho de peso em crianças em fase de crescimento.

Diante de todas estas vantagens, a nutricionista afirma que é necessário tomar cuidado na escolha dos acompanhamentos e também na quantidade dos mesmos. “É preciso cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fiquem em equilíbrio, e para que outros acompanhamentos não aumentem o valor calórico da preparação. Por isso, opte por alimentos saudáveis que podem ser um bom azeite de oliva extravirgem, cebolas, ervas aromáticas como o colorau, pimentão, coentro, tomilho, alecrim e salsa, legumes e hortaliças”.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome