Durante muito tempo, as pessoas buscavam incansavelmente um corpo perfeito. Hoje,
busca-se primeiro a saúde e o corpo desejado é uma consequência

Com a busca incansável pelo corpo perfeito, as pessoas se sacrificavam com dietas da moda, alimentos milagrosos e até deixavam de comer, acreditando que daquela forma chegariam ao seu ideal. Porém, com o passar do tempo, finalmente as coisas mudaram. De acordo com a nutricionista Alana Lehn (CRN 8 8930), busca-se, a saúde e o corpo desejado torna-se uma consequência. “É nesse momento que a nutrição entra, para auxiliar e orientar cada indivíduo às suas necessidades. Ao procurarmos um acompanhamento nutricional, deixamos para trás todas aquelas dietas drásticas e sofridas adaptando, assim, à reeducação alimentar”, afirma.

A consulta nutricional vai além da montagem de uma simples dieta e envolve etapas, como uma detalhada conversa com o paciente, para identificar os hábitos de vida, analisar os exames laboratoriais, hábitos alimentares, com um bate papo constante sobre educação nutricional. Para iniciar um planejamento alimentar, é necessária uma mudança de hábitos, não só alimentares, mas também dos que interferem, na saúde em geral.

Acompanhamento nutricional

O nutricionista é o único apto para prescrever plano alimentar, levando em consideração toda a individualidade do paciente, rotina, preferências alimentares, atividade física e outras. A nutrição de qualidade previne doenças, melhora a qualidade de vida e ajuda com os objetivos do paciente de forma eficaz. Somente com acompanhamento correto a pessoa terá um plano seguro, eficiente e terá resultados duradouros.

A reeducação alimentar não visa resultados imediatos, o cérebro precisa de tempo para se adaptar a ela. Quando isso acontece nosso corpo se acostuma aos novos estímulos que lhe foi enviado e os resultados aparecem de forma mais lenta, porém duradoura. Os seus benefícios em curto e longo prazo são inúmeros, entre eles, a melhora no rendimento físico e mental, controle hormonal, diminuição da ansiedade, sensação de bem-estar e outros.

A determinação do paciente é muito importante, pois é a partir do foco e da
disciplina que juntos alcançaremos os objetivos, até chegarmos à meta final, trazendo na
bagagem o aprendizado de uma alimentação consciente, saudável e balanceada. “O mais
importante é você aprender o que é melhor para si mesmo, pois cada pessoa tem um
biotipo diferente, o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra”, destaca Alana.

Alguns passos da avaliação no consultório:
– Avaliação nutricional;
– Avaliação antropométrica;
– Indicação de suplementação de acordo com a necessidade individual;
– Educação e orientação nutricional individualizada;
– Dieta individualizada e personalizada com receitas adaptadas.

“É formulado um plano alimentar individualizado, totalmente adaptado à rotina do paciente, com horário definidos, refeições e suas substituições, orientações gerais e dicas. Tudo voltado à realidade do paciente, suas preferências, gostos e intolerâncias”, ressalta a nutricionista.

Após o paciente normalizar a porcentagem de gordura corporal e receber alta nutricional, é recomendado que o mesmo retorne para fazer a avaliação e adequar sua alimentação pelo menos 1 vez a cada 6 meses, para auxiliar na manutenção do peso e ajustar os macro e micronutrientes.
Alana Lehn (CRN 8 8930)
Possui experiência em Nutrição Clínica, Pós-graduação em Nutrição Esportiva, Pós graduação em Nutrição Aplicada à Estética, experiência em Nutrição Materno Infantil e atuação na área de Nutrição Infantil.

Facebook: Alana Lehn Rossoni
Instagram: @alanalehnnutricionista
Clínica Vitalis – Rua Senador Pinheiro Machado, 1700
facebook: @vitalis.medicina
site: www.vitalismedicina.com.br
(42) 3623-3760
Academia Bio X-training – Rua Azevedo Portugal, 596

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome