benefícios do abacate

Entre os benefícios do abacate destaca-se seu valor nutricional alto e principalmente a presença de gorduras boas. Porém, é preciso cuidar para não exagerar

Um estudo publicado recentemente pelo Journal of the American Heart Association, observou que consumir pelo menos duas porções de abacate por semana reduz o risco de ataque cardíaco em 21% quando comparado a evitar ou raramente comer a fruta.

Mas a verdade é que existem benefícios do abacate que vão além de fazer bem ao coração:

  • Ajuda no sistema imunológico;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Auxilia no combate da diabete tipo 2.

Muitos dos benefícios do abacate estão ligados a sua composição nutricional, que tem baixo teor de carboidratos e é rico em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, fato que o faz ser chamado de manteiga natural.

A nutricionista Barbara Haddad (CRN/PR 12657) destaca que esse é um alimento extremamente nutritivo e muito versátil, já que pode ser usado em preparações doces e salgadas.

“Além de ser conhecido como fonte de gordura boa, auxiliando na pressão arterial, a manter o colesterol ‘ruim’ (LDL) baixo e aumentando o colesterol ‘bom’ (HDL), o abacate também auxilia no bom funcionamento do intestino, e possui diversas vitaminas do complexo B, K e C“, relata.

A fruta também contém quantidades consideráveis de fibras alimentares. Outros elementos que estão presentes em sua tabela nutricional são o potássio, cobre, cálcio, fósforo, manganês, magnésio e zinco.

Um dos melhores benefícios do abacate: ajuda a perder peso

Devido a essa composição rica em gorduras e fibra, o abacate pode ser um aliado para quem deseja diminuir uns quilinhos na balança, já que ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Segundo Bárbara, isso faz com que a fome demore para aparecer.

Mas abacate não engorda?

A nutricionista lembra que é importante consumir com moderação, assim como qualquer outro alimento. O exagero não faz bem ao organismo.

“Não é porque um alimento é saudável e traz benefícios que podemos consumir descontroladamente”, lembra ela.

“Se afundar” no abacate pode ter, até mesmo, o efeito reverso e contribuir no aumento da gordura corporal.

“É muito difícil dizer uma quantidade ideal a ser consumida, isso depende de diversos fatores, como objetivo, idade, sexo, relação com atividade física entre ouras avaliações que são necessárias, por isso procure ajuda de um profissional nutricionista”, recomenda.

Veja Mais: Saiba o que é a “fome de besteira” e a diferença para a real necessidade de comer

Não gosta do sabor do abacate? A gente te dá uma ajuda

O abacate puro não cai muito bem no gosto da maior parte das pessoas. Mas, como já foi comentado, ele é uma fruta versátil.

Não é difícil encontrar por aí receitas leves para aproveitar todos os benefícios do abacate.

Mas se você ainda assim está com poucas ideias, a nutricionista te dá uma forcinha. “Quando o sabor natural do alimento não é tão agradável, podemos usar algumas combinações para o tornar mais apetitoso”. Algumas dicas são:

  • Misturar com alguma fruta que você goste mais, como banana, maçã, pêssego ou outra de sua preferência;
  • Consumir com mel ou adoçante natural, como eritritol ou xilitol, para deixar um pouco mais doce;
  • Faça uma vitamina de abacate com leite e banana. Pode ser acrescentado uma colher de cacau e canela em pó;
  • Uma forma de consumir salgado é misturado à salada. “Pode ser mix de folhas verdes, com cubos de abacate e temperar como preferir”, sugere Barbara;
  • Fazer o famoso Guacamole – uma pasta de abacate, azeite de oliva, tomate, cebola e temperos como sal, cebolinha, noz moscada, pimenta do reino. “Além de muito saboroso é prático e pode ser servido em torradas ou bolacha de arroz”, finaliza.

Leia mais textos como esse na Mais Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome