Assim como os demais tubérculos, a batata doce é uma ótima opção para o ganho de massa muscular

Cerca de 85% da batata doce são carboidratos, sendo eles do grupo dos complexos e o principal é o amido, ou seja, é uma boa fonte de carboidratos, pois eles são liberados de forma mais gradual no corpo, dá energia e não faz o pico de insulina, ou seja, não precisa liberar muito hormônio para a sua digestão, quanto maior for a liberação de insulina, maior é a propensão ao ganho de peso, sendo que a insulina é um hormônio anabólico, conforme explica a nutricionista Índia Mara Bottin (CRN 8-8462).

“A batata doce também é fonte de amido resistente, que é um carboidrato de média liberação e também é considerado um prebiótico, ou seja, uma fonte benéfica para as bactérias intestinais. O amido resistente fica mais biodisponível depois do resfriamento dos alimentos”, ressalta a nutricionista.

A batata doce também é rica em vitamina A e também concentra em sua composição vitaminas do complexo B, vitamina C e os minerais que se destacam é o potássio e o magnésio. “A liberação lenta do açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos. Isso impede que, durante o treino, especialmente o de força, ocorra a perda de massa muscular, dessa maneira, auxilia na tonificação muscular”, diz Índia Mara.

A batata doce e o emagrecimento

A batata doce pode ser usada em dietas para perda de peso, pois ela tem um baixo índice glicêmico, dessa maneira, se o seu consumo for dentro do que é indicado para cada pessoa, não haverá estoque energético em forma de gordura, sem contar que é um alimento natural, ou seja, não é processado, isso é muito importante para a saúde e qualidade de vida.

Os principais benefícios de incluir a batata doce na sua alimentação:

– Ajuda a controlar o colesterol: boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações;

– Reforça a imunidade: por ser rica em agentes antioxidantes, a batata doce ajuda a manter o organismo livre de radicais livres que são potencialmente patológicos, prevenindo contra doenças, como: hipertensão, AVC e gripes e resfriados comuns com a mudança do tempo, os compostos antioxidantes impedem  as ações de micro-organismo que agridem o sistema imunológico;

– Melhora o funcionamento do sistema digestivo: as fibras alimentares encontradas na composição da batata doce também favorecem as funções do aparelho digestivo, melhorando o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre;

– Fornece energia: a batata doce, além de ser ótima para aumentar as performances de atletas, também pode ser usada para melhorar a disposição na rotina no trabalho pois é rica em carboidratos saudáveis, aqueles que não alteram os níveis de açúcar no sangue;

 – Melhora a saúde da pele: rica em vitamina E, uma substância antioxidante, a batata doce atua na prevenção das ações dos radicais livres no organismo, promovendo uma pele saudável, hidratada e jovem por mais tempo, sem rugas ou marcas de expressões causadas pela idade.

Receita de brigadeiro fake

Ingredientes:
1½ xícara de leite de amêndoas;
6 colheres (sopa) de chocolate amargo ralado ou em pó (mínimo 50% cacau);
1 colher (sopa) de farinha de coco;
1 colher (sopa) de farinha de arroz;
1½ xícara de batata-doce cozida e amassada.

Modo de preparo

Em uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha de arroz, a farinha de coco e o chocolate ralado. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), adicione a batata-doce e leve ao fogo.Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira até que fique bem gelado e faça as bolinhas. Para finalizar, passe no chocolate em raspas ou em pó.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome