A fruta pode ser incluída no cardápio alimentar mesmo de quem deseja emagrecer

 

Não engorda, não constipa o intestino e é rica em carotenos, vitamina c, folatos, potássio e magnésio. Essa fruta é a banana, resistida por muitos por ser considerada hipercalórica.  “muitas vezes quando início as orientações alimentares para um paciente ouço dizer por antecipação: ‘Já sei que a banana não posso comer’, ou quando digo que é possível comer uma unidade por dia, o paciente diz: mas a banana não engorda? Posso ou não posso comer banana? É grande a alegria de uma pessoa que gosta de banana quando eu explico que poderá emagrecer e comer sim a banana ou controlar o diabetes se souber escolher o tipo mais apropriado, adequar a quantidade e também misturar a outros alimentos”, conta a nutricionista, Taísa Haick Dalla Vecchia Pereira.

Quando sentir aquela vontade de comer um doce, a banana pode ser uma opção. Isto, segundo Taísa, devido sua consistência macia e o seu sabor adocicado, sendo que quanto mais madura a fruta mais açúcar ela tem. Porém, a nutricionista diz que é bom comer a banana caturra ou comum ainda firme, não muito madura, mas as bananas prata e maçã que tem menor conteúdo de açúcar é preciso esperar madurar mais um pouquinho para comer.

A banana não prende o intestino, como falam. “na verdade ela não estimula o trânsito, porque ela não é uma fruta rica em fibras e quem tem problemas de digestão da banana, pode experimentar as opções com menor conteúdo de açúcar, como a banana maçã, ou experimentar assar a banana com algumas gotas de limão e polvilhadas com um pouco de canela. A dica é ainda salpicar, após assada, um poquinho de aveia”, afirma taísa.

A fruta, rica em potássio, é um dos alimentos aliados dos atletas. “Para quem precisa mais potássio, como é o caso de praticantes de exercícios físico, gestantes, hipertensos, a banana é uma ótima pedida. Mas não adianta comer na hora do exercício, pois o potássio leva algumas horas para ser metabolizado. Devemos consumir pelo menos 1h a 1h30min antes de um exercício ou a gestante que tem câimbras a noite pode ingerir uma fruta pequena com leite e uma colher de aveia uma hora e meia a duas horas antes de dormir”, revela a nutricionista.

Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta, geralmente, são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia para ajudar a repor o potássio eliminado na urina. A inclusão da banana na dieta habitual reduz o risco de derrame e doenças relacionadas à pressão sangüínea. Essa afirmação poderá até constar no rótulo da fruta nos Estados Unidos, depois que as autoridades normativas de drogas e alimentos aprovaram os estudos apontando os benefícios da fruta.

Carrega a fama de ser engordativa, mas conforme Taísa, em um pequeno volume (pequena quantidade) a banana não contém uma grande densidade calórica como é o caso do chocolate ou de um sorvete ou ainda de um pedaço de torta. “De fato, a banana é um dos frutos mais calóricos, mas podemos escolher as frutas menores em vez de uma bananão, e temos de lembrar que a maioria das tabelas levam em consideração o valor calórico da fruta com a casca (100g) e a banana comemos sem a casca”, observa a profissional. “Lembre-se: é preferível comer uma sobremesa de fruta a um doce!”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome