Sol e diversão, o verão está chegando! Mas como aproveitar o verão sem se descuidar do corpo?

Com a chegada do verão vêm as férias, viagens, praia, diversão e descanso. Que maravilha! No entanto, as altas temperaturas exigem mudanças em nosso dia a dia, principalmente no que diz respeito à alimentação.

No verão gastamos menos calorias em repouso e quem quer controlar o peso tem que prestar mais atenção ao que come. “Como o corpo concentra a energia no processo de resfriamento, a alimentação deve ser mais leve para não sobrecarregar seu funcionamento e evitar mal estar”, explica a nutricionista Gabriela Camargo.

Para quem quer perder peso, ou manter uma alimentação saudável nesse período, o ideal, segundo a nutricionista, é nunca pular refeições e se alimentar a cada 3 horas. “É indispensável manter-se hidratado, pois com o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido e nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais são maiores”, salienta.

Alimentos mais recomendados para o verão:

  • Hortaliças e legumes: Além de saborosas são ricas em antioxidantes como: betacaroteno, vitamina C, ácido elágino, antocianinas, bioflavonóides, licopeno e polifenóis;
  • Frutas: As frutas possuem grande quantidade de água, são refrescantes e fáceis de serem digeridas. As mais indicadas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, devido ao alto teor de líquidos. A sugestão é aproveitar e incluir as frutas nos intervalos das refeições durante o dia, evitando assim, a ingestão de bolachas, salgadinhos e alimentos gordurosos;
  • Saladas: Como são ótimas fontes de vitaminas e fibras, o consumo de saladas cruas pode até mesmo ser maior nos dias quentes.
  • Sucos e chás: Os sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, porém alguns são altamente calóricos. O ideal é não acrescentar açúcar. Em relação aos chás, prefira os claros (de ervas), que são mais hidratantes. Uma boa opção é o chá verde que contém substâncias que protegem a pele contra os danos causados pela exposição moderada ao sol;
  • Aumente o consumo de grãos integrais pois são ricos em fibras.

 

No verão, procure evitar alimentos como:

  • Molhos cremosos ou maionese como temperos de saladas. Troque por azeite de oliva extra virgem, limão e ervas frescas;
  • Evite o uso abusivo de sal e açúcar;
  • Frituras;
  • Alimentos industrializados com muito sal e gordura como: hambúrguer, salsicha, mortadela, linguiça, presunto, sopas e temperos prontos;
  • Bebidas alcóolicas: são muito calóricas, e, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação.

 

Tome cuidado com as dietas malucas

             No verão, as pessoas querem emagrecer rapidamente e acabam optando por dietas malucas, sem saber que ao invés de emagrecer com saúde, cortam drasticamente calorias e acabam eliminando diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, trazendo consequências na preservação da pele, cabelos e unhas. Dessa forma, o brilho e a beleza vão embora.

              Segundo a nutricionista, seguir uma dieta restritiva e pobre em nutrientes que seu corpo necessita para funcionar bem pode fazer com que você sinta fraqueza, tonturas, dores de cabeça, cansaço, mau humor, indisposição, dificuldade de concentração e até prejuízos na função cognitiva devido à hipoglicemia (baixa dos níveis de açúcar no sangue). “Seu corpo enfraquece, pois não está recebendo o que necessita para manter as funções vitais funcionando normalmente”.

             “Dietas radicais não promovem uma educação alimentar, o que fatalmente levará a recuperação do peso perdido, ocasionado o efeito sanfona, assim que o indivíduo retorne sua alimentação habitual mais calórica”, ressalta Gabriela.  São inúmeros os perigos de dietas malucas, portanto, antes de fazer qualquer alteração em sua alimentação procure um nutricionista.

Água com limão! A nova moda é benéfica?

          O limão é uma fruta com propriedades que vão muito além de ser apenas uma fonte de vitamina C. A nutricionista nos conta que, começar o dia com um copo de água com limão em jejum facilita as reações de digestão do seu organismo e auxilia a eliminação de restos de metabólitos que foram produzidos durante a sua noite de sono.

            “A fruta possui efeitos adstringentes, já que pode eliminar as toxinas retidas no sangue e as que ficam na pele, auxilia na eliminação de gases, ajuda a dissolver gordura e apresenta propriedades antioxidantes, o que ajuda a alcalinizar o sangue, reduzindo assim a quantidade de radicais livres”, diz a profissional.

            O limão possui o limoneno, uma película branca que se encontra embaixo da casca, o qual aumenta a capacidade do organismo em eliminar toxinas, inclusive aquelas que podem atrapalhar o bom funcionamento intestinal.

Beber água com gengibre emagrece?

            “A água com gengibre, ainda que de forma leve, possui propriedades que aceleram o metabolismo, diminui os níveis de açúcar no sangue, além de ser anti-inflamatória e antifúngica”, afirma a nutricionista. Ela ressalta também que o consumo frequente de gengibre na água, aliada a uma alimentação equilibrada, pode contribuir favoravelmente para o reforço imunológico e a saúde de todo organismo. “A água com gengibre pode funcionar como uma estratégia interessante no auxílio da hidratação e potencialização da queima de gordura, que são fundamentais no processo de emagrecimento.

         O consumo de água de gengibre, de acordo com a nutricionista, é contraindicado para crianças menores de 6 anos, gestantes, hipertensos, em casos de hipertireoidismo, pessoas que consomem medicamentos anticoagulantes, portadores de cálculos biliares e também para quem sente desconfortos gástricos constantes.

          “É importante ter consciência de que água com limão ou gengibre não fazem milagres, mas sim são aliadas em um processo de emagrecimento. A alimentação balanceada e a prática de atividade física são essenciais para o sucesso de qualquer dieta”, diz a nutricionista.

Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome