Alimento funcional pode ser definido como qualquer um que produza impacto positivo na saúde, na performance física ou comportamental dos indivíduos, além de contribuir com seu valor nutricional.

Um alimento pode ser considerado funcional quando além de nutrir, é capaz de afetar beneficamente uma ou mais funções no corpo, melhorando a saúde e bem-estar.

Alimentos funcionais para praticantes de atividade física trazem como alegações a melhora da performance, maior explosão durante o treino, melhora da saúde intestinal, melhora da imunidade, modulação do estresse oxidativo, redução de gordura e aumento da massa magra.

O tipo de modalidade, intensidade e tempo de treino congregados a utilização dos alimentos funcionais são fundamentais para a definição dos objetivos em curto e longo prazo.  O perfil metabólico, bem como o genético, também devem ser levados em consideração para melhores resultados.

 

Açaí

Fruta nativa da região norte. Apresenta um alto valor nutricional, o que o torna um alimento funcional interessante, pois proporciona grande potencial de antioxidantes e minerais que combatem o excesso de radicais livres produzidos durante a atividade física. Além disso, o açaí por oferecer ótima densidade energética, funciona como um bom repositor energético. O açaí é rico em ômega 9, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e cobre. Por ser rico nesses nutrientes, o açaí pode ser utilizado para diversas modalidades esportivas.

Dica: consuma a polpa de açaí liofilizada. O processo de liofilização (desidratação) mantém os nutrientes preservados!

 

Uva e suco de uva

Por possuir um elevado teor de glicose e frutose, o suco de uva pode ser administrado como fonte de carboidrato durante a realização da atividade física, porém é sempre importante avaliar a resposta gastrintestinal, caso seja escolhido usar o suco de uva como repositor de energia. Por ter um potencial de antioxidantes grande, devido a quantidade de polifenóis, ele pode ser usado como modulador no estresse oxidativo e melhora da imunidade.

 

Água de coco

Além de ser um poderoso hidratante e repositor hidroletrolítico, o perfil de gorduras do coco torna esse alimento interessante para os praticantes de atividade física. Por ser rico em ácidos graxos, láurico e caprílico, o coco é um importante ativador da imunidade.

 

Chá verde

Pesquisas recentes indicam que o consumo de chá verde favorece melhores resultados na atividade física. Por ser um alimento termogênico, o chá verde ajuda acelerar o processo de queima de gorduras, e pelo seu perfil de antioxidantes, ele melhora os mecanismos de defesa antioxidante em atividades de resistência, como a musculação.

O chá verde contém também cafeína, que exerce importante efeito estimulante.

Dica: Consuma uma hora antes do treino, de uma a duas xícaras de chá verde.

 

Outros alimentos como oleaginosas, alho, mel e azeite de oliva extravirgem também podem fazer parte dessa lista de alimentos funcionais com alegações importantes para praticantes de atividade física. Por possuírem propriedades antiinflamatórias, melhoram os resultados da pratica de atividade física.

A inclusão dos alimentos funcionais para o praticante de atividade física ou atleta deve propiciar a ele boa digestibilidade e facilidade de uso associado ao treinamento.

 Priscila Franceschini – Nutricionista

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome