De nome científico Nasturtium officinale, o agrião tem folhas verdes escuras, talos crocantes e sabor característico, levemente picante

O agrião possui baixo teor calórico, tendo apenas 17 calorias em 100g. Faz parte do grupo das Brássicas, junto com brócolis, couve, repolho, mostarda, rúcula, entre outros. Todos estes são fontes de glicosinolatos, compostos bioativos que aceleram o processo de detoxificação do fígado.

De acordo com a nutricionista clínica e funcional Ana Raíssa Orloski (CRN 8 10886), o agrião é fonte de nutrientes como os minerais magnésio, cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas como A, C, K e do complexo B.

Além da ação detoxificante, também tem poder antioxidante e pode auxiliar na redução da pressão arterial, na saúde óssea, no controle da glicemia, na melhora da imunidade e atenuar problemas respiratórios. Os estudos também sugerem que as Brássicas podem reduzir o risco de câncer, em especial estômago, cólon, pulmões e mama.

Mais comumente consumido na forma de salada, porém também pode ser adicionado em sucos, refogados, sopas, tortas, etc. A sugestão de consumo é de 1 xícara ao dia.

SUCO DETOX

Ingredientes:
– 1 maço de agrião;
– 1 folha de couve;
– Suco de ½ ou 1 limão;
– ½ maçã com casca;
– 1 copo de água;
– Hortelã e gengibre à gosto.

Modo de preparo:
Rasgar as folhas com a mão e cortar a maçã em pedaços menores. Bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Não coar! Beber em seguida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome