Uma das funções vitais mais importantes é a respiração, ela está diretamente
relacionada ao correto desenvolvimento das arcadas dentárias dos pequenos

 

As narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar para que este entre nos pulmões de forma adequada. Quando por algum motivo, seja por fatores alérgicos ou obstrutivos, a criança deixa de realizar a respiração nasal e passa a respirar pela boca, alterações ósseas e musculares podem ocorrer se essa disfunção persistir por um tempo prolongado. O ar, ao entrar pela cavidade oral faz uma pressão negativa no palato (arcada superior) fazendo com que ele fique profundo e estreito, podendo assim acarretar falta de espaço na arcada, bem como mordida cruzada, mordida aberta, com comprometimento também dos músculos da face, alterando as características faciais dando um aspecto mais alongado ao rosto.
Além das consequências nos ossos, dentes e músculos, outros prejuízos acontecem com a dificuldade respiratória, como a má qualidade do sono, podendo também afetar o aprendizado. Alguns estudos mostram que a respiração inadequada também contribui para o bruxismo noturno em crianças.

Quando a criança se mantém por muito tempo nessa condição, a respiração bucal pode tornar-se um hábito, e ainda que esteja sem obstrução nasal, permanece respirando de forma inadequada. Assim que os pais observarem esse padrão respiratório, recomenda-se buscar por tratamento multidisciplinar, com otorrinolaringologia, pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia e odontopediatria. O restabelecimento das funções respiratórias contribui para o crescimento e desenvolvimento de forma harmônica.


(42) 3623 3092

Rua Coronel Saldanha, 2371 – Guarapuava, PR

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome