O procedimento visa deixar o homem estéril, ou seja, impossibilitado de ter filhos

 

A vasectomia é o procedimento cirúrgico realizado por um urologista e tem, por função, interromper o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos. Ou seja, o homem opta por essa ação quando deseja ficar estéril. Segundo o urologista Marcelo de Campos Lima, o procedimento acontece com anestesia local, em regime ambulatorial e dura aproximadamente 45 minutos.

A opção pela vasectomia, na imensa maioria das vezes, parte do próprio casal que já tem família constituída sem interesse em mais filhos. A vasectomia é uma ótima opção, pois após feita tem ação definitiva. “Algumas vezes existem indicações médicas como gestação de risco prévia em que a companheira é orientada a não mais gestar por risco materno e fetal. Isso porque o método é mais simples que a laqueadura nas mulheres”, segundo Marcelo.

Após a cirurgia, o homem se recupera rápido estando apto as atividades habituais no dia seguinte. “Obviamente os esportes e atividades físicas devem ser suspensos por duas a três semanas, dependendo da evolução individual”.

Muitos homens ficam em dúvida sobre o procedimento pelo receio do processo de recuperação e da vida sexual. Segundo o médico, após a primeira semana já pode retomar a vida sexual. “Deve-se tomar cuidados contraceptivos até que ocorram as primeiras 20 ejaculações após a vasectomia. Após isso, realiza-se um exame de contagem seminal quando já deve ocorrer a ausência de espermatozoides. A partir daí, o casal é liberado de qualquer outro método de contracepção definitivamente”, relata.

Quando opta pela vasectomia, o homem continua a ter ejaculação com a eliminação dos fluidos das vesículas seminais, próstata e glândulas de Cowper, porém não existirão mais espermatozoides e, portanto, torna-se estéril. Muitos homens temem pelo bem estar sexual, neste sentido o urologista informa não haver nenhuma alteração. “O volume do ejaculado diminui 20% após a vasectomia. É importante salientar que o orgasmo continua como antes, não há alterações na sensação do prazer bem como não há alteração na qualidade das ereções. Não há manipulação dos testículos na cirurgia e, com isso, a vida sexual segue da mesma forma sem piora alguma”, finaliza.

Segundo o urologista, existem critérios de seleção dos pacientes que preferencialmente devem preencher os seguintes critérios, salvo particularidades:

  • Idade superior a 25 anos;
  • Relacionamento estável;
  • Pelo menos 2 filhos (o menor com mais de 1 ano de idade);
  • 2 meses de espera para a realização do procedimento após a consulta inicial – tempo este para o casal pensar e amadurecer a ideia a respeito do procedimento em caráter definitivo.

 

Vantagens: Trata-se de um procedimento de eficiência e que tem as mais altas taxas de sucesso para contracepção, sendo virtualmente 100% efetivo, salvo raras situações de falha.

 

Desvantagens: Não trata-se propriamente de uma desvantagem, mas a vasectomia se difere dos outros métodos pela condição de irreversibilidade, ou seja, a pessoa que se dispõe a fazê-la deve estar ciente da sua decisão, que deve ser bem pensada e amadurecida pois na eventualidade de um arrependimento e do desejo de nova paternidade o processo torna-se bastante trabalhoso e não é garantido o sucesso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome