
Inovação no tratamento da sua pele
Uma preocupação que tem aumentado entre homens e mulheres são as imperfeições e manchas na pele, ascendendo a procura por cremes e loções que visam amenizar pequenos defeitos na face. Uma opção, que tem ganhado espaço em clínicas estéticas, são as técnicas do peeling vulcânico.
O peeling vulcânico, lançado recentemente por uma indústria de cosméticos, é composto por substâncias ácidas extraídas de lava de vulcões sedimentados. Além dos ácidos, esse peeling, denominado vulcanice, é feito a base de despigmentantes e antioxidantes. O produto chegou ao mercado estético com a promessa de eliminar manchas do rosto e combater o envelhecimento, estimulando a regeneração celular.
Segundo a esteticista Cleuza Meira, o tratamento é uma solução rápida para clarear a pele e diminuir manchas causadas pela exposição ao sol. “O peeling age sob as manchas melasmas, cloasmas e hiperpigmentações pós-inflamatórias, causadas por acne e pós-peeling. Ele tem a função de despigmentar até mesmo as manchas mais fortes, como a sarda, considerada uma mancha natural da pele”, explica.
O tratamento é realizado em três etapas. Primeiro, é aplicado um conjunto de ácidos vulcânicos que esfoliam a pele. A segunda etapa é composta por uma máscara despigmentante. E a terceira, consiste na aplicação de cremes com propriedades clareadoras e de regeneração celular, e é realizada em casa pelo paciente.
A eficácia do tratamento é devida sua atuação nas fases de formação da melanina (responsável pela cor da pele). “O peeling vulcanice atua antes, durante e depois da formação da melanina e por isso elimina as manchas cutâneas e recupera a textura da pele, devolvendo o brilho”, afirma Cleuza. Ela completa que por estimular a renovação celular – elimina as células mortas e estimula a formação de novas – o tratamento também ajuda no rejuvenescimento, atenuando rugas e linhas de expressão.
Duas sessões de aplicação do peeling vulcanice são suficientes e a partir da primeira o paciente já percebe os resultados. Mas quem se submete a técnica deve atentar para alguns cuidados, como evitar exposição ao sol durante o tratamento e usar sempre o filtro solar. Além disso, é recomendado aplicar o peeling durante o inverno e com acompanhamento de um profissional em todas as etapas. “O esteticista faz uma avaliação na pele, a anamenese facial, para depois aplicar o peeling. Após a sessão pode acontecer descamação na pele, por isso é indicado usar junto um creme hidratante que auxilie na regeneração celular.”
O tratamento é contraindicado para gestantes, lactante, indivíduos com alergia a ácidos e despigmentantes, e não é recomendado para menores de 21 anos.