
Alguns tratamentos são eficazes para as manchas solares, rugas e linhas de expressão
Curtir as férias, aproveitar o verão e o sol realmente é uma delícia. Contudo, as manchas provocadas pelo sol na pele, especialmente no rosto, são sinais desagradáveis e indesejáveis. “Com o aumento da temperatura e da exposição solar, precisamos ter alguns cuidados para que nossa pele não sofra os efeitos nocivos da radiação solar, e entre esses cuidados vale a pena ressaltar o uso correto do protetor solar facial, o qual deve ser reaplicado várias vezes durante o dia”, afirma a fisioterapeuta, Debora Medlo.
A boa notícia é que atualmente existem vários recursos para atenuar os efeitos causados pela ação do sol e os provocados pelo passar dos anos. “Depois da agressão solar no verão, nada melhor que cuidar do rosto com uma hidratação profunda que tem por objetivo fazer a reposição hidrolipídica (reposição de água e nutrientes) da pele. È importante manter a pele hidratada, pois ela é a primeira barreira do nosso organismo contra fatores externos nocivos”, ressalta Débora.
O primeiro passo para a manutenção e restabelecimento da beleza, luminosidade e maciez da pele, de acordo com a profissional, é a limpeza juntamente com a hidratação. “A limpeza de pele deve ser feita uma vez por mês (salvo algumas exceções onde este tempo pode ser menor), pois é o período que os cravos levam para se refazer. Obedecendo-se este intervalo, a face permanecerá sempre limpa, viçosa e com aspecto de pele mais jovem”, diz a fisioterapeuta.
Quem não deseja ter uma pele livre de manchas, rugas e sinais de expressão? Mas, a pele, com o passar do tempo, apresenta uma tendência natural ao desgaste, além das conseqüências ocasionadas pelos fatores ambientais. “Para amenizar esses sinais, disponibilizamos de algumas terapias. Porém, antes de qualquer procedimento, será realizada uma avaliação facial para detectar as possíveis alterações que precisam ser tratadas. Com as informações obtidas na anamnese, será traçado um plano específico para cada caso”, garante Debora.
Alguns protocolos:
Para diminuir as manchas, rugas e linhas de expressão, conforme a fisioterapeuta, o peeling é uma boa indicação. “O peeling promove uma descamação nas camadas mais externas da pele, estimulando a renovação e o crescimento celular, deixando a pele mais saudável e bonita”, afirma ela.
Segundo Debora, o peeling é recomendado para todos os tipos de pele, devendo-se ter um cuidado especial com peles morenas e orientais. “Após o tratamento, as manchas apresentam uma melhora significativa, podendo desaparecer totalmente. Mas, para se ter um resultado satisfatório é ideal que sejam efetuadas de oito a dez sessões”, revela.
O peeling de diamante (físico) e o amazônico não apresentam contra-indicação, como informa a fisioterapeuta, podendo ser realizados em qualquer época do ano, tomando cuidado com a exposição solar. Já os peelings químicos, dependem de um cuidado especial, sendo orientado a sua realização no outono e/ou inverno, pois eles deixam a pele mais sensível.
Outro tratamento eficaz para o rejuvenescimento facial, de acordo com Debora, é o spectra. “O spectra é um aparelho de radiofrequência que produz efeito térmico aumentando as fibras de colágeno e ativando a produção de neocolágeno, tratando flacidez facial, papada, envelhecimento, entre outros”.