Uma das principais razões para que ocorra a alienação parental são as relações conjugais frustradas

A alienação parental é uma complexa situação que aparece quando ocorre o término de uma relação conjugal. Se existir conflito entre os responsáveis, há um grande perigo de a criança ser manipulada emocionalmente por uma das partes. Para a psicóloga Anne Karoline Ferreira, a alienação parental acontece quando os responsáveis não conseguem distinguir o conflito entre o casal com a relação materna e paterna. “A manipulação emocional e comportamental terá como objetivo influenciar o olhar e convívio da criança com a outra parte. A criança é quem mais sofre, por não dar conta de avaliar a situação e o que está ocorrendo entre seus pais”, explica.

Qualquer tipo de abandono pode causar danos, consequências emocionais e psicológicas. “Certamente em qualquer situação de abandono ou negligência, haverá consequências emocionais para uma criança ou adolescente que está em processo de compreensão de mundo e formação de personalidade, necessitando de suporte familiar para isso”, afirma Anne.

Afastar uma criança do convívio familiar com o objetivo de prejudicar uma das partes pode ser configurado alienação parental. “Cada caso é um caso, sabemos também que existem situações de que não há o interesse de uma das partes na convivência com a criança, mesmo nesses casos, a criança deve por conta própria criar seus próprios conceitos quando ela já possuir condições emocionais e psíquicas sem influência alguma de mãe ou pai”, salienta a psicóloga.

Quando a vida conjugal de um casal se mistura com a relação parental e existe a intenção de punir o outro, usando a criança para isso, é configurada uma alienação parental. Em casos de divórcios, é muito comum as mágoas do casal serem repassadas para a criança através de falas, atitudes e comportamentos que denigram a imagem do outro, e até mesmo da família (avós, tios, tias e outros) de uma das partes fazendo com que a criança tenha uma visão distorcida e condicionada sobre os membros de sua família.

 

Como evitar a alienação parental?

A separação das brigas do casal com a relação materna e paterna é muito importante, independentemente do que aconteceu dentro de um relacionamento, os responsáveis pela criança não possuem o direito de retirar o papel de pai e mãe de uma criança. Limitar, dificultar o acesso da outra parte da convivência com a criança, denegrir a imagem, induzir conceitos próprios do outro para a criança são extremamente prejudiciais, pois podem comprometer a relação de um filho com seu pai ou sua mãe para a vida toda.

Toda criança têm o direito de ter o convívio com seus genitores, é necessário muita delicadeza do casal que está em processo de separação para não simplificar toda a mágoa de um para com o outro e assim acabar por retirar da criança o amor, o cuidado e a convivência com seus pais por questões pessoais. “Questões de adultos devem ficar com os adultos somente”, enfatiza Anne.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome