Conheça os modos de transmissão e a prevenção contra a doença

 

A meningite é um processo inflamatório que ataca as meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser ocasionada por agentes infecciosos e também por processos não infecciosos, como medicamentos e neoplasias.

No Brasil, a doença é considerada endêmica, ou seja, pode ocorrer ao longo de todo o ano, especialmente com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre e confusão mental.

A meningite pode ser causada por vários fatores e entre os mais importantes estão a meningite viral e a meningite bacteriana. “A meningite viral é transmitida de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, gotículas e secreções das vias aéreas superiores, como nariz e garganta. Já na bacteriana, a transmissão é fecal-oral, especialmente nas infecções por enterovírus”, explica a chefe da Divisão de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa), entre janeiro e março desse ano, foram registrados 144 casos de meningite, com 14 mortes. No ano passado, foram 1.601 casos com 108 mortes.

É importante lembrar que existem medidas de prevenção primária, como vacinas e quimioprofilaxia. “Outra forma de prevenção para o público, principalmente ao que não recebe a vacinação, é evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos”, recomenda Chayane.

Confira abaixo as vacinas disponíveis para determinadas faixas etárias, no calendário de vacinação da criança, do Programa Nacional de Imunização.

Vacina Meningocócica conjugada sorogrupo C:

protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C;

Vacina Pneumocócica 10-valente (conjugada):

protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;

Vacina Pentavalente:

age contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B;

Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose.

Diferenças de transmissão entre os tipos de meningite

Meningite Bacteriana

  • As bactérias se espalham entre as pessoas por vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e garganta;
  • Também podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e Escherichia coli;
  • Algumas pessoas podem transportar essas bactérias dentro ou sobre seus corpos sem estarem doentes. Essas pessoas são chamadas de “portadoras”. A maioria delas não ficam doentes, mas ainda assim podem espalhar as bactérias para outras pessoas.

 

Meningite Viral

  • No caso dos enterovírus, a contaminação é fecal-oral, e os vírus podem ser adquiridos por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada;
  • Mexer em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca. Trocar fraldas de uma pessoa infectada sem higienizar as mãos também podem lhe colocar em perigo de contaminação;
  • Beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus;
  • Já os Arbovírus são transmitidos por meio de picada de mosquitos contaminados.

 

Meningite causada por fungos

  • Geralmente os fungos são adquiridos por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar até as meninges;
  • Alguns fungos encontram-se em solos ou ambientes contaminados com excrementos de pássaros e morcegos;
  • Já um outro fungo, chamado Candida, que também pode causar meningite, geralmente é adquirido em ambiente hospitalar.

 

Meningite causada por parasitas

  • As pessoas são infectadas pela ingestão de produtos ou alimentos contaminados que tenham a forma ou a fase infecciosa do parasita.
Edição Digital Grátis!
Assine nossa newsletter
Baixe a edição digital da revista gratuitamente e receba as próximas edições, promoções e conteúdos exclusivos em seu e-mail.
CADASTRAR
Não enviamos spam e você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome