Saiba mais sobre o câncer de próstata e qual a importância de fazer exames preventivos

     Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens se conscientizarem em cuidar da sua saúde. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde geral do homem.

         O câncer de próstata é um tumor que atinge homens a partir dos 40 anos e pode ser curado quando se encontra em um estágio inicial. “Se identificado já em estado avançado, a chance de cura do paciente é muito menor”, diz o urologista Marcelo de Campos Lima. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

       O câncer de próstata, como explica o médico, ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, e na maioria das vezes é uma doença de crescimento lento. “Sendo assim, os homens têm bastante chances de diagnóstico precoce para se obter a cura da doença”, diz.

O câncer de próstata pode ser hereditário?

    Antecedente familiar assume grande importância, como nos conta Marcelo. “Um paciente, cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata, tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral. Se um homem teve o pai com câncer de próstata antes dos 50 anos de idade, ele terá 2,5 vezes mais chances de ter o câncer. Então, hereditariedade é um sinal significativo”, diz.

      Homens que tiveram parentes de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata, segundo o urologista, devem começar a fazer a avaliação não aos 45 anos, mas aos 40 anos. Assim como as pessoas da raça negra, pois a prevalência do câncer de próstata em negros é maior do que em brancos.

A atividade sexual aumenta o risco do câncer de próstata?

           Segundo Marcelo, a atividade sexual é considerada saudável pela medicina, sendo também importante para a percepção da própria pessoa de que ela tem uma vida plena e não há interferência nas taxas do câncer de próstata. “Existia o pensamento ao contrário, de que a pessoa que tem a vida sexual ativa, com um número bom de ejaculações durante sua rotina de vida, possa ter um fator preventivo, mas nada é comprovado”, informa.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

  • Jato de urina fraco;
  • Esforço para urinar;
  • Sensação de não esvaziar bem a bexiga;
  • Necessidade de urinar muitas vezes, tanto de dia quanto de noite;
  • Dor ao urinar;
  • Dificuldade em conter a urina (ter um grau de incontinência);

“Esses são os sintomas mais comumente associados ao câncer de próstata e ao inchaço da próstata”, diz o médico.

Como prevenir o câncer de próstata:

  • Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, e com menos gordura;
  • Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  • Manter o peso adequado à altura;
  • Diminuir o consumo de álcool;
  • Não fumar;
  • Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
  • Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

O câncer de próstata pode voltar após o término do tratamento?

        O câncer pode ter de 20 a 30% de falha na terapia curativa inicial, de acordo com o urologista. “Isso não quer dizer que esteja tudo perdido. Podem existir linhas secundárias ou terciárias de tratamento, como tratamentos adicionais. É lógico que é mais importante quando a pessoa faz o diagnóstico precoce, para poder seguir, ou escolher, um bom tratamento. Lembrando que o paciente vai ter que fazer um acompanhamento regular por toda sua vida”, diz.

       O tratamento dependerá da fase do diagnóstico do câncer de próstata, podendo ser indicado radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal. “Contudo a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada paciente”, ressalta o urologista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome