Médica oftalmologista Eliana Pires fala sobre a correção de presbiopia através do uso de lentes intraoculares

A presbiopia é uma condição ocular associada ao envelhecimento do olho humano caracterizada por diminuição progressiva da capacidade de focar nitidamente objetos a curta distância. Veja como funcional a correção de presbiopia

Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos.

Evoluindo progressivamente com a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.

A Revista Mais Saúde entrevistou a médica oftalmologista Eliana Pires (CRM 13614) que nos deu mais detalhes sobre o assunto. Por exemplo, ela explica como é possível usar as lentes intraoculares para correção de presbiopia.

Entrevista sobre presbiopia

Mais Saúde: por quê nos tornamos presbitas?

Eliana: existem fibras muito pequenas chamadas de músculos ciliares que conseguem contrair e ajustar nosso foco de visão para perto. Mas por volta dos 40 anos, começam a perder esta função de contração, acomodação e ajuste natural da correção da visão para perto. 

Mais Saúde: como resolvo isso? Tem cirurgia? 

Eliana: a resposta reside em achar a melhor combinação entre lente e olho, bem como, criar possibilidades onde o paciente possa ter maior independência dos óculos com melhor qualidade visual.

Mais Saúde: a evolução, especialmente com os avanços tecnológicos da Era 2000 foram de fato expressivos? 

Eliana: a correção da presbiopia apresentou grandes avanços nestas últimas duas décadas e em particular nos últimos cinco anos, com aprimoramento do que já existia, bem como, com a chegada de novas tecnologias para as lentes intraoculares.

As lentes de Foco estendido e as lentes Trifocais contribuíram muito para a independência de óculos. Com melhoria na qualidade da visão dos pacientes, quando comparadas com as bifocais da geração anterior.

Portanto, a correção satisfatória das Ametropias apresenta um desafio para o Médico Oftalmologista e é sem dúvidas, um campo vasto para desenvolvimento de tecnologias.

Resultados do uso das lentes intraoculares para correção de presbiopia

Mais Saúde: e para os resultados? 

Eliana: Para buscar estes resultados, se faz necessário além da consulta oftalmológica de rotina, aplicar o protocolo de procedimentos cirúrgicos. Eles contam com exames complementares envolvendo tecnologia de ponta. Os exames que vão nos direcionar ao melhor tipo de lente existente para cada paciente, ou seja, personalizar o personalizado!

Mais Saúde: e qual a melhor lente de catarata para mim? 

Eliana: Depende de alguns fatores. De acordo com algumas patologias, as Lentes Intraoculares não resolvem apenas a catarata, mas também permitem que você veja a vida através de uma visão de quantidade. E alcance com bom resultado. 

Qualquer que seja a lente escolhida, há riscos e podem ocorrer problemas depois da cirurgia de catarata.

Os problemas podem ser insignificantes, transitórios ou mesmo afetar a visão no longo prazo. As complicações depois da cirurgia de catarata são raras, porém podem ocorrer.

Entre em contato com seu oftalmologista imediatamente se apresentar intercorrências. Existe a tecnologia e existe o paciente e cabe personalizar o que é o melhor para cada um. E, este é o compromisso da Oftalmologia Especializada!

Leia mais informações como essa na Mais Saúde

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor deixe seu comentário!
Por favor informe seu nome